Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turtle Linux 9.10



A algum tempo, eu resolvi que as distribuições atuais não forneciam os programas que eu mais uso no meu dia a dia, por padrão. Sempre que eu instalava o finado Kurumin, e depois o (X)Ubuntu, eu passava muito tempo retirando, colocando, e polindo programas. Nisso, tive a idéia de fazer um backup do meu sistema, depois de pronto, para poder reinstalá-lo fácilmente sempre que quisesse. Durante essa empreitada, me ocorreu que eu poderia, no lugar de fazer um backup dos programas do sistema, criar uma pequena distro com tudo aquilo que eu achava que deveria haver nela e divulgar para a galera. E mais, nessa distro, eu poderia dar o foco no python, que é minha linguagem de programação predileta, pois eu via muitos programas escritos e python, bons, que não recebiam a devida atenção.


Nisso surgiu o Turtle Linux, que é uma remasterização do Xubuntu que possui diversos programas e modificações que o tornam uma distro realmente verde! No começo, eu queria colocar opções python a qualquer custo. Aí, pensando melhor, coloquei python apenas quando a solução em python era tão boa quanto, ou melhor. Comecei com a versão 9.04 do Xubuntu. Ficou legal, mas ainda precisava de muitas modificações. Aí, agora que sou um rapaz formado e livre, peguei um pouco do meu tempo extra para retomar o projeto.

Pronta, baseada na versão 9.10 do Xubuntu, o Turtle Linux 9.10 trás uma série de melhorias em relação à distribuição alvo. Tirei vários programas que não achava interessante, como o totem e o transmission, e os substituí por opções, na minha opinião, melhores. Acrescentei também alguns scripts próprios que muito me orgulham. Um deles permite criar projetos web2py fácilmente. Outro permite baixar quadrinhos do site onemanga.com ( quadrinho detona! ). E outro, que considero ser um diferencial, permite jogar joguinhos escritos em pygame que vem junto com o sistema através de uma interface de seleção bastante simples.

Mesmo na versão final, ainda existem alguns probleminhas como o nome "Xubuntu" aparecendo aqui e ali. Na próxima versão (que se depender de mim, virá!) eu já devo ter isso corrigido. Mas não é nada muito gritante ou que estrague a experiência.

Outro ponto que vale comentar é a existência de algumas bibliotecas e frameworks python instalados por padrão na distribuição. Django e Pygame são dois exemplos muito utilizados que você não precisará instalar. A lista completa de bibliotecas instaladas por mim (além daquelas do xubuntu original), incluindo aplicativos e scripts podem ser obtidos abaixo. Interessados em baixar a distro, podem obtê-la neste link.

Quem quiser ver a distro funcionando, pode fazê-lo abaixo.



( a voz sexy nesse vídeo sou eu narrando, viu galera! )

Python?

Programas?

Jogos?

Scripts?
  • web2py-admin
  • turtle-games
  • omreader
A arte do turtle linux foi feita por mim (edição, etc) e pelos seguintes artistas:
  • http://kktasarim.deviantart.com/
  • http://sweetlikecandy.deviantart.com/
  • http://kaykaykit.deviantart.com/
ps: ao contrário do Xubuntu, que numera suas versões pelo mês da release, a numeração do Turtle Linux é baseada na versão do Xubuntu utilizada na remasterização. [agradecimento ao R. Félix pela observação]

    3 comentários:

    1. Cara estou baixando... mas não tem uma versão para 32bits??

      ResponderExcluir
    2. Blz. Um amigo meu já tinha me falado que a versão de 32bits estava faltando. Vou tentar ver isso esses dias.

      ResponderExcluir
    3. Alo Cara, vc tem uma versão que funcione num i686

      ResponderExcluir