Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2009

Wine no Ubuntu Karmic com SOM!!!

Bem, quem usa o wine no Ubuntu Karmic deve ter achado revoltante não ter som nos seus aplicativos, correto? Algumas aplicações, só existem para Windows e o som, nelas, é muito importante. Para mim, o nome dessa aplicação importante é Epsxe1.7.

Não possuindo uma versão para Linux, e sendo bem melhor que o PCSX, mesmo emulado, resolvi que eu queria o Epsxe funcionando perfeito aqui. Olhando em vários fóruns, descobri que havia um problema de incompatibilidade do pulseaudio com a forma como o wine acessa o dispositivo de som. E, depois de alguma insistência, consegui achar uma solução neste link. Abaixo, veja como eu fiz aqui:

Primeiro, baixei o Epsxe1.7 para windows e coloquei numa pasta própria, com a zlib dele. Nisso, instalei o wine com o comando sudo apt-get install wine. Dei um wine epsxe.exe para testar se não ia ter som mesmo. Bem, não tinha! Sabido isso, criei o seguinte script:

#!/bin/sh
cd ~/
cd PastaDoEpsxe/
# mata o pulseaudio
pulseaudio -k
wine epsxe.exe
pulseaudio -D

Esse script é responsável por matar o processo do pulseaudo do seu usuário, chamar o programa pelo wine, e reiniciar o pulseaudio ao término do dito-cujo. Feito isso, ficou faltando só uma coisinha: impedir que o pulseaudio reinicie sem ser convidado! Isso também é fácil, basta ir na pasta ~/.pulse/ e criar o seguinte arquivo: client.conf .

Dentro do client.conf, escreva:
autospawn = no
E feche o arquivo. Prontinho! Garanta a permissão de execução do seu script (chmod +x epsxe.sh) e basta executá-lo para ter o melhor emulador de playstation funcionando perfeitamente, e com som, no seu Ubuntu KK. Boa jogatina ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário