Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Emulador de PSX para Ubuntu 64bits que funciona!!! =D



Quem gosta de emuladores, sabe que o playstation é uma das plataformas que mais recebeu esforços heroicos no mundo todo no sentido de obter um emulador descente. Emuladores como o Bleem, Emurayden, Epsxe e AdriPsx marcaram época! Todos com suas vantagens e desvantagens, bugs e facilidades, a gosto do freguês.



Infelizmente, a era do playstation 1 acabou e os emuladores desenvolvidos pela plataforma começaram a dar lugar para emuladores de nova geração, ou simplesmente a jogos de computador convencionais. Emuladores promissores e multiplataforma como o PCSX tiveram seu desenvolvimento abandonado perto de sua conclusão. Era como se ter um carro excelente, sem retrovisor, por exemplo, é bom, você usa, mas podia ser melhor!


Atualmente, o PCSX é o emulador de playstation 1 padrão do Ubuntu, está nos repositórios e tudo! O problema é que, mesmo sendo muito bom e compatível, ele possui bugs. Bugs chatinhos que impedem alguns jogos de serem executados com maestria. Como os desenvolvedores do PCSX foram gentis e disponibilizaram seu código para a comunidade, sob licença GPL, alguns bravos, como weimingzhi resolveram arregaçar as mangas e fazer os ajustes e correções necessárias para que o Linux, e consequentemente o Ubuntu, tivesse a sua disposição um emulador compatível e eficiente.

Disponível no site do projeto e baseado no código do PCSX original, o emulador PCSX-Reloaded é um emulador derivado, com maior compatibilidade, que pretende acalentar os anseios dos ainda muitos saudosistas do primeiro videogame da Sony.

Disponível em vários formatos, eu acredito ser ele uma opção muito boa para pessoas que estiverem tendo problemas com o emulador original, disponível nos repositórios do Ubuntu. Por enquanto, aqui nos meus testes, foi só alegria!

Abraço!

Um comentário: