Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2009

Yabause no (x)Ubuntu Karmic!!!

Para quem era vivo na década de 80, com certeza pôde ver toda a evolução dos videogames até hoje. Viu a ascenção e o declínio de video-games como o Nintendinho, Master system, Megadrive, Super nintendo, Playstation e outros... Dentre essa leva de video-games lendários, um deles, que não fez sucesso no Brasil, se destaca: O Sega Saturno.




Concorrente direto do Playstation, que dominou todo o mercado, enquanto produto ativo, o sega saturno foi um video-game responsável por um grande número de clássicos na época. Tendo boa parte de seus melhores jogos apenas disponíveis em japonês, ele é hj uma jóia rara em múseus e casas de colecionadores.

Para aqueles que não tiveram oportunidade de jogar com esse que foi um dos marcos de sua geração, venho aqui apresentar-lhes o Yabause, o emulador multiplataforma de sega saturno.

Diferente de outros emuladores, o Yabause é um emulador multiplataforma "di cum força"! Para se ter uma idéia, ele roda tanto em PSP quanto em Linux, Windows, MacOs, e outros. Tendo um desempenho razoável, ele é a melhor opção, na minha opinião, para quem quer matar a saudade desse console.

Disponível com interface Gtk e QT, ele é fácilmente instalável dos repositórios do Ubuntu. Até a versão anterior, 0.9.8, no Linux, ele não rodava quase nada. Com o lançamento da versão 0.9.10 nos repositórios, alguns joguinhos já são "testáveis" fácilmente. Por isso, resolvi fazer essa postagem explicando como instalá-lo e configurá-lo.

Primeiro, instalando-o. Se você utiliza ubuntu, algo como:

# sudo apt-get install yabause

Resolve o seu problema. Utilizando outros sistemas ou distribuições, sugiro visitar o site oficial do projeto para melhores instruções. Feito isso, abra o yabause e entre na tela de preferências. Lá, selecione a ROM que deseja, selecione o CDROM (que não pode ser dummy), selecione o núcleo do vídeo (OpenGL é uma boa), o som (SDL funciona bem), o cartucho (não esquecendo de especificar o arquivo de saída, que pode ter qualquer extensão), configure os controles e pronto. Não se preocupe com a opção de BIOS, pois boa parte dos jogos não a utiliza.

Coloque o jogo pelo método selecionado (ISO/CUE ou CD), e clique em executar.
Lembro que o Yabause está em constante desenvolvimento e pode apresentar bugs ou incompatibilidade, entretanto, é um excelente projeto e merece uma conferida!

Um comentário:

  1. não sei porque, mas meu yabause não consegue rodar no meu ubuntu, ele roda com o núcleo do software, mas no opengl ele simplesmente para aa emulação, testei com a rom do Sonic R, funcionou com o nucleo do software comum, mas sai cheio de glitchs e erros gráficos, mas não roda com openGL, eu tenho NVdia e minha placa de video está instalada, rodo outros jogos certinho pelo wine, o que será que pode ser?

    ResponderExcluir