Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Baixando quadrinhos direto do OneManga.com

Para quem gosta de quadrinhos japoneses, o mangá, com certeza o site onemanga.com não é uma novidade. Sendo o melhor repositório online de quadrinhos traduzidos na web, ele é um ícone para os fãs de todo o mundo. Sua interface fácil e intuitiva, permite buscar na sua base de dados por quaisquer mangás que disponíveis e lê-los utilizando o seu navegador.

Uma das funcionalidades que o site não fornece é baixar todo um capítulo de uma vez. Bem, não que isso seja o fim do mundo, mas tem gente que gosta de colecionar, não é? Outro problema que um usuário pode achar é a necessidade de utilizar um navegador web, caso ele esteja acompanhando um quadrinho qualquer. Nem sempre você terá acesso a um, e mesmo que tenha, podem ser muitos cliques de distância até que você consiga achar o que procura, como descobrir qual o último capítulo lançado para um quadrinho.

Pensando nisso, eu andei buscando na internet por um script que facilitasse o meu acesso ao que o OneManga disponibiliza. Rapidamente, achei um script do Will Larson que vazia exatamente o que eu queria. O problema dele é que ele não baixa os quadrinhos, não funciona como um script por linha de comando, e, depois que o OneManga mudou seu layout, ele quebrou.

Buhou! Mas, como o mundo é belo, a coca-cola é gelada, e a pizza está quentinha, resolvi fazer minha própria versão. Busquei adotar parte da estrutura original que o Will usou e permitir que o script seja usado como standalone. O resultado final ficou bem legal e pode ser conferido aqui.

Para usá-lo, você deve copiar o texto do link em um arquivo onemanga.py e deve executá-lo por linha de comando. Esse script depende da biblioteca BeautifulSoup e foi testado com Python2.6.

Abraço aê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário