Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2009

Avaliação do Xubuntu Karmic 9.10

Anteontem saiu a mais nova versão do Ubuntu, o Ubuntu 9.10, codinome Karmic Koala. Ótima notícia, pois o 9.04 já estava me dando dores de cabeça com seus bugs, e problemas diversos. Consequentemente, o Xubuntu, versão do Ubuntu baseada no XFCE, também saiu. Nisso, vou eu, todo animado, fazer uma instalação limpa do Karmic no meu notebook. Sempre tive um certo gosto por distros minimalistas, que consomem pouco hardware, por isso resolvi testar primeiro o Xubuntu.




Primeira coisa que noto ao iniciar pelo CD é o Grub2, que ficou muito bonito.Aparecem até uns vaga-lumes durante a abertura. De qualquer maneira, o sistema ficou mais bonito. Janelinhas e barras com nova aparência, tudo de bom gosto.

A instalação em sí foi rápida e sem grandes problemas. Tive que mudar o nome do meu usuário anterior para poder reutilizar o home/ e tal. Mas fora isso, tudo nos conformes.

Ao iniciar o sistema, já instalado, após as telinhas bonitinhas e a nova tela de login, que agora tem várias opções na parte inferior, sou surpreendido! Com uma instalação limpa, logo após o lançamento, já tenho atualizações de software a fazer. Meio desgostoso, atualizo. Feito isso, vou instalar meus drivers restritos. Instalados, reinicio.

Esperando alguns minutos, várias telinhas bonitinhas depois, começo a bisbilhotar na lista de aplicativos do novo Xubuntu. Coisas que odeio estão lá...Como sempre. Mas nada alarmante. Removo os softwares que não uso, transmission, pidgin, thunderbird, exaile, gnome-games, e instalo a fina flor da abacaxeira: deluge, emesene, flash-plugin, quodlibet, wine, mplayer, mozilla-mplayer...e outros =D.




Com o sistema razoavelmente instalado, vou atrás de testar tudo! Como adoro videozinhos, vou direto testar o mplayer. E aí, o que acontece? Decepção! O mplayer não consegue abrir meus flv. Tento abrir meus mp4, tb não dá certo! Já com raiva, tento abrir meus avi...nada! O mplayer simplesmente não consegue abrir nada direito! No Jaunty, ele já apresentava alguns problemas com legendas, quando aberto pela interface gráfica. No Xubuntu Karmic ele está inutilizado! Ainda bem que o totem está aqui para salvar o dia, tocando os vídeos sem problemas.

[EDIT] Certo. Para corrigir esse erro do mplayer, faça o seguinte: edite o arquivo ~/.mplayer/gui.conf e mude vo_driver para x11 e ao_driver para alsa!

Fica assim:

vo_driver="x11"
ao_driver="alsa"

Agradecimento ao skysong do canal do xubuntu no irc.




Já chateado, vou testar o emesene, que funciona a contento, mas ainda com bugs, o quodlibet, que continua bom (faltando só a busca recursiva de biblioteca!), o wine, que ainda é o wine =D e o deluge, que ainda é o melhor cliente de bittorrent da atualidade!




Tem também uns "papocos" que estão ocorrendo no som. Pretendo olhar isso a fundo até o fim da próxima semana.

Tirando isso, o sistema está muito bom. Está estável e rápido. Ainda não achei a tão falada "integração com o ubuntuOne", mas estou catando aqui. De hoje para amanhã eu acho ^^ [U1].

No mais, bem configurado, me parece uma excelente opção para computadores mais simples. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário