Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DjangoCMS2 - O primeiro Killer App do Django!!!


A muito tempo que os desenvolvedores que utilizam Django como framework Web reclamam da falta de aplicativos CMS de qualidade para integração em seus projetos. Enquanto outras plataformas possuem soluções poderosas como é o caso do Wordpress, no Django, caso o desenvolvedor não quisesse se sujeitar a aplicativos bugados ou aquém de suas necessidades, era obrigado a escrever seu próprio aplicativo CMS, o que não é lá tão trivial.

Outra solução, bem menos elegante, consiste em utilizar o aplicativo que vem junto com o django, chamado flatpages, que permite criar páginas simples em html. Algo bem aquém do que seria elegante.



Devido a isso, venho, a muito tempo, olhando sites de todo gênero em busca de uma solução CMS para django que fosse fácil e prática. O DjangoCMS sempre me pareceu um projeto promissor e ativo, nesse sentido, mas, as versões que eue testava sempre apresentavam muitos bugs. Não eram versões finais, é verdade, mas mesmo assim estavam longe de ser algo utilizável.

Hoje, ao acordar, me deparo com a notícia que o django-cms não era mais uma versão alpha, nem beta, nem RC, era sua versão final, o que me compeliu, rapidamente, a testá-lo. Quão grande foi minha surpresa quando vislumbrei suas funcionalidades e praticidade. Em minutos, com uma pequena ajudinha da lista (#django-cms no FreeNode) consegui colocar em pé o aplicativo.

Tendo todo o seu sistema de conteúdo baseado plugins e utilizando placeholders para definir onde cada plugin deve ficar, essa solução me agradou muito. Os desenvolvedores tendo feito todo um trabalho de integração com o admin, que é a interface padrão de edição da ferramenta, deixou tudo agradável e intuitivo.

Ao meu ver, o django-cms2 (ou django-cms) é a melhor solução em CMS para o Django no momento. Aconselhado! Abraço!

ps: para quem não sabe, killer app é um aplicativo tão bom que os aplicativos concorrentes se tornam obsoletos rapidamente.

Um comentário:

  1. Você já ouviu falar do Mezzanine? Estou em dúvida entre ele e o django-cms, mas gostaria de saber qual seria o melhor entre eles.

    ResponderExcluir