Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de junho de 2009

Gravando DVDs em linha de comando com o growisofs

Bem, esses últimos dias, venho usando o growisofs, aplicativo em linha de comando para gravar em dvds, com bastante freqüencia. Meu sistema operacional é o ubuntu(9.04 agora), e vim perdendo muitos discos com o Brasero.

Mesmo sabendo que o Brasero se utiliza do growisofs por baixo dele, resolvi fazer alguns testes com o aplicativo em linha de comando. O mais surpreendente foi que, utilizando o growisofs diretamente, não somente consegui fazer gravações mais rapidamente como também não perdi uma mídia sequer. Por enquanto, o brasero é um forte candidato a apt-get remove, aqui na minha máquina.

De qualquer forma, essa postagem é para explicar como utilizar o growisofs para gravar dvds fácilmente. Então vamos lá! Primeiro, gostaria de citar um artigo do Valcir Cabral que me foi super útil nas minhas gravações, por fazer uma abordagem simples e direta sobre a utilização do aplicativo. Realmente uma mão na roda. Sabido isso, a idéia é fazer uma abordagem semelhante e extendida do artigo dele nesta postagem.

O growisofs é uma aplicativo de fácil utilização que permite a usuários em ambiente sem interface gráfica ou que tiveram problemas com aplicativos de interface gráfica a gravar seus dvds sem complicação. Ele permite gravar dados ou imagens diretamente em um dvd.

Por exemplo, digamos que você quer gravar alguns arquivos em um dvd. O comando para isso é o seguinte:

Exemplo
#growisofs -Z /dev/dvdrw -R -J arquivo1 arquivo2 diretorio/

Onde -Z informa para o growisofs para começar a gravar do começo do disco, /dev/dvdrw é o dispositivo que será utilizado para a gravação, -R indica que deve ser usada a extensão Rock-Ridge, -J indica que deve ser usada a extensão Joilet(ambas aconselhadas) e tudo que vier após, são os arquivos que serão gravados. Detalhe é que se você especificar um diretório a ser gravado, serão gravados apenas o conteúdo do diretório, mas não o diretório em sí.

Caso você queira adicionar uma nova sessão ao disco(com novos arquivos), troque a opção -Z para -M. Assim o growisofs irá começar a escrever no dvd após o último byte escrito.

Exemplo

#growisofs -M /dev/dvdrw -R -J arquivo1 arquivo2 diretorio/

Caso você queira se certificar que o disco não receberá novos arquivos, o comando para fechar o disco é o seguinte:

Exemplo
#growisofs -M /dev/dvdrw=/dev/zero

Gravar imagens de dvd também é simples. O comando é como abaixo:

Exemplo

#growisofs -dvd-compat -Z /dev/dvdrw=imagem.iso

Note a adição da opção -dvd-compat, que aumenta a compatibilidade da imagem gravada em disco.

Uma outra opção para quem "PRECISA" gravar um dvd um pouco maior que o tamanho permitido é a opção -overburn, que libera a restrição de tamanho. Lembrando que ela pode danificar seu gravador de dvd ou produzir resultados inesperados. Só deve ser usada em caso de precisão!

Exemplo
#growisofs -overburn -dvd-compat -Z /dev/dvdrw=imagem.iso
#growisofs -overburn -Z /dev/dvdrw -R- J arquivo diretorio/

Por último, como apagar um dvdrw. O comando é semelhante ao comando para fechar um disco, só que o processo começa do início do disco(-Z), ao invés de pelo fim(-M).

Exemplo
#growisofs -Z /dev/dvdrw=/dev/zero

Facinho não? Para quem enfrenta problemas com o brasero, pode não ser tão ruim gravar discos por linha de comando, ou mesmo criar algum script que automatize o processo. De qualquer forma, era isso. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário