Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Emulando NDS no linux!!

Seguinte, eu sou um grande fã de emuladores! Emuladores são foda! Rrsrsrs, dito isso, gostaria de relatar minha experiência com emuladores de Nintendo DS.
Sempre gostei de emuladores, mesmo quando tinha um PS1, eu vivia olhando, pesquisando, e fazendo testes com emuladores de PS1. Agora, que o tempo passou, e a velhice(¬¬) me assola, continuo com o mesmo gosto. Um dia ainda faço um emulador! Um dia...

De qualquer maneira, resolvi testar emuladores de NDS esses dias. Como emuladores para os consoles de nova geração estão em baixa, tipo, pouco investimento, mesmo com muito interesse, tive um pouco de dificuldade achando algo interessante, principalmente para a plataforma linux. No começo, havia achado apenas um, o desmume, que tem até no repositório do Ubuntu. Baixei e me aventurei a testar.

O que eu descobri? Que ele é bastante lento e possui alguns bugs chatinhos. A interface é bonita, ele instala bem, mas tem poucas opções e o desempenho é sofrível, mesmo em uma boa máquina. Acho até que o desenrolar do projeto está meio lento. As novas versões estão saindo em um intervalo maior que anual, o que não é nada bom. É um sinal de projetos pouco saudáveis.

O interessante nisso tudo foi o outro emulador de NDS que eu achei, o NO$GBA. Ele é um emulador que possui versão paga e gratuita e que foi feito para a plataforma Windows. Você deve estar pensando: "ei, você estava no linux, não? Emulador de windows não interessa!" Ledo engano, compinha! Na verdade, o NO$GBA salvou a pátria! Ele não somente funcionou direitinho aqui, como funcionou bem e funcionou rápido. Muito rápido! Nota 10 para ele.

Denovo você: "sim...windows...roda no windows...testou como? VM?" Nada disso! Conhece um software chamado wine? Pois bem, esse software é uma espécie de emulador de Windows que permite ao usuário linux executar binários do Windows na plataforma linux. Emuladores costumam ser lentos, pelo simples fato de serem emuladores, mas o wine é diferente. Ele consegue níveis de desempenho extraordinários, dependendo do software emulador. E adivinha só que software roda feito uma pluma no wine? O NO$GBA!!! Sim, o emulador nem nota que está no linux. Nem de leve! E roda "full power", lindamente. Podem testar, é satisfação garantida!

Bem, já que o wine é foda, e o NO$GBA roda sussa nele, vamos ver como fazer a mágina acontecer. (considerações para a distro Ubuntu/Debian based)

Primeiro, instale o wine:
#sudo apt-get install wine

Ufa!! Cansativo, neh? Feito isso, baixe o NO$GBA de algum site na internet, descompacte, execute o NO$GBA.EXE com o seguinte comando pelo console:
#wine NO$GBA.EXE

Uuuuuuuuuuuuuufa!!! Cansativo neh? Prontinho ^^. O emulador vai pedir uma rom para executar, e fim da explicação. Pode jogar, compinha!

Bem, é isso. No mais, um abraço, negada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário