Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2009

Eu e meu QBex...


Bem, hoje a postagem é mais um relato que qualquer outra coisa. Tipo, para você que mora em cidades de clima tropical, com certeza vai entender o que eu estou falando.

Seguinte, aqui em Fortaleza, tem épocas do ano que chove muito! Muito mesmo! Nessa brincadeira de chove não molha, meu pc sempre leva a pior. Tipo, às vezes algum equipamento oxida, às vezes, uma fonte de qualidade duvidosa(leadership gamer...) manda minha placa-mãe/vídeo para o buraco. E lá vai prejuízo.

Nesse espírito de mazela generalizada(chove->pc morre), eu me encasquetei e resolvi comprar um pc novo(yipie!). Na minha inocência(aka:liseira!), fui no submarino ver o que eu achava de bom por lá. Eu sabia que eu queria um core 2 duo, com algum extra legalzinho. Já tive muitos AMD e queria variar. Bem, nisso achei um pc da QBex, com core 2 duo, hd de 500gb, 4gb de memória, gravadora...Bem, fiquei animado! Tinha tudo que eu queria! Dava para parcelar, num sei oq. Acabei comprando...e pra quê...

Seguinte, esses computadores feitos só são interessantes para escritório. De verdade galera, se você vai comprar um pc para sua casa, mesmo que não precise de muita coisa, é sempre melhor comprar algo montado. E justifico! Esse pc que comprei é bonzinho. Faz tudo que ele diz que faz. Mas, quando você abre o bicho, você descobre o tamanho do erro que cometeu.

Primeiro, só pelo ato de abrir, a garantia do equipamento morre. Se tivesse comprado as peças separado, cada peça teria sua garantia individual. Segundo: essas empresas normalmente espremem ao máximo a especificação dos componentes. Usam fontes genéricas, componentes IDE quando o equivalente SATA é 10 reais mais caro, marcas desconhecidas, etc etc etc. No meu caso, tive desgosto com a fonte e a gravadora.

A fonte genérica de 500w que veio deve fazer uns 280W, por isso, quando tive que comprar minha placa de vídeo nova, tive que comprar uma fonte nova também. Quanto à gravadora, a que veio é uma IDE da samsung. Não que gravadoras IDE sejam ruins, mas poxa, podiam ter mandado uma LG SATA! Podiam mesmo...

[EDIT]
Bem, acabo de descobrir que a placa-mãe usada também é bem fraquinha. Tentei atualizar a bios dela e, olha que legal, aprendi que preciso criar um disco de boot para tal processo. Supimpa...Sem falar que minha placa de vídeo nova não está rodando de jeito nenhum aqui. Sei não viu, dessa vez eu aprendo!
[/EDIT]

Se eu tivesse comprado os componentes separados, teria conseguido um computador um pouco melhor pelo mesmo preço. Tipo, uma fonte c3tech, uma gravadora LG, um gabinete goldship, uma placa-mãe mais bonitinha. Essas coisas. De qualquer forma, a mensagem que eu quero deixar é a seguinte: se puder comprar um computador, peça por peça, lo faça! Computadores montados normalmente usam componentes mais "econômicos" que podem sair mais caro para o consumidor na hora de um upgrade.

No mais, um abraço! E Cristóvão Buarque para presidente =D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário