Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A ajuda vem de onde você menos espera! - Ide`s Django

Quem aqui desenvolve com Django levante a mão!!( ö/! ) rsrsrs, seguinte, desenvolver com django é legal, na verdade, desenvolver com python em geral é uma experiência satisfatória, BUT, a medida que você vai desenvolvendo, começa a sentir falta de ferramentas poderosas para auxiliar no seu trabalho. Escrever uma classe em python é muito fácil, mas se tivesse um jeito de escrever uma classe apertando um botão, ou dois, seria bem mais fácil, não é mesmo? E quanto a trabalhar com frameworks? Alguns frameworks usam componentes do tipo "receita", que tem uma estrutura mais ou menos definida para te dar aquela funcionalidade que faz valer o seu contra-cheque no fim do mês. Quando a linguagem é uma obra de arte, vc precisa também usar uma obra de arte para trabalhar com ela, não é mesmo?
Está certo, voltando ao começo do post, você é um desenvolvedor django que quer uma IDE ninja, com diversos recursos, e super-leve para desenvolver( se possível, com debug ). Qual escolher? Bem, o google é mãe, pai, e namorada tarada de todo mundo! Rrsrsrs, pau pra toda obra. Dando uma googlada básica, você vai achar algumas opções, comentários de algumas pessoas, etc. Se você não tem paciência para sair lendo todas as respostas do google, e quer uma solução para ontem, continue lendo, vou falar de algumas IDE's com as quais eu tenho experiência.

WingIDE
A WingIde é o carro de luxo das IDE para python, E, a bixinha vem com suporte a django. Além de ter code-completation de primeira, interface amigável, gerenciamento de projetos, ser leve, escrita em python, ela tem debug para django! Isso mesmo, que tal debugar seu site in lócuo? Beleza não é mesmo? Na minha opinião é a melhor IDE do mercado para desenvolvimento web com python. Quem gostou, saiba que ela é paga e o cabra precisa comprar sua licensa pela internet ou direto nos EUA. Nada prático.

Imagem da bixinha:

Komodo Edit
Komodo edit é uma ide gratuita, bastante completa e com recursos interessantes. Ela aceita gerenciamento de projetos, possui highlight para os tipos de arquivos mais comuns, code-completation, aceita a criação de templates do usuário e plugins, e está em desenvolvimento constante. Uma desvantagem que eu vejo no KomodoEdit é a falta de um debug legal(não achei, pelo menos) e uma interface de projetos mais amigável, nada muito preucupante, entretanto.
Eu a considero uma excelente opção gratuita, e é rapidinha a bixinha, não deixa a desejar em velocidade ;).

Imagem da ide:

Gedit
Muitas pessoas dizem que o Gedit é a ide da vez! Meu amigo Andrews Medina disse que não passa aperto utilizando o gedit, que é o editor de texto padrão do ambiente gnome. Ele possui highlight para praticamente qualquer formato, aceita plugins, navegação de arquivos, console acoplado, te deixa navegar pelo código(navegação baseada nas estruturas, tipo class, def, essas coisas), é super rápido, SUPER MESMO, e bonito. Uma das desvantagens que eu vejo nele é a falta de debug e gerenciamento de projetos. Também não achei o code-completation lá essas coisas. Entretanto, se o seu sistema é bem...modesto, ou quando você precisar de uma ferramenta de edição rápida, o gedit é uma excelente escolha!

Imagem do bixinho:


ps: esse post está incompleto. Rrsrsrs, depois coloco o resto das ide's aqui. Abraço.
ps2: faltam a Anjuta, SPE e Eric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário