Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PyDev+Eclipse+Django=bom!

Senhores, esses dias tive a boa idéia de instalar 1gb adicional de memória em meu humilde notebook. Esta feliz decisão me proporcionou mais resultados práticos do que esperava. Além de um computador mais rápido e sem "travadinhas", uma série de programas que eu não utilizava devido ao seu consumo insaciável de memória agora passaram a ser excelentes opções para mim. E quando eu falo de programas, eu me refiro a ferramentas de desenvolvimento.

Sempre gostei de testar IDE's de todo gênero. Escritas em Python, Java, C/C++, etc. O eclipse, feito em Java, é uma delas. Na época, eu queria usar o PyDev com o eclipse para desenvolver meus aplicativos, incluindo aplicativos django. Acontece que, com apenas 1Gb de memória, utilizar o eclipse era lento e tedioso. O tempo passou, adiquiri meu novo gigabyte e as coisas melhoraram. A IDE está rápida e rodando perfeitamente. Devido a este fato maravilhoso, resolvi escrever essa postagem explicando como integrar o eclipse, pydev e django, para o desenvolvimento rápido e prátivo de aplicativos.

O eclipse é conhecido de muita gente. IDE rápida, multiplataforma, escrita em Java e acompanhada de uma infinidade de plugins, ela te permite desenvolver em várias tecnologias de forma prática. Dentre essas tecnologias, está o python. Munido do plugin PyDev, que pode instalado fácilmente pelo gerenciador de plugins, como descrito na página do mesmo, é possível escrever código python com highlight e codecompletition, suporte a projetos, edição de arquivos tipicamente web (css, html, xml, etc) dentre outras funcionalidades. Até aqui, tudo bem. O grande (táh, médio...) segredo está em criar e gerir projetos django com facilidade. Como se faz isso? Fácil! 

Para criar e gerir um projeto Django com o eclipse, inicie um projeto django qualquer (django-admin startproject) e através do menu:
File => New -> Project
crie um projeto simples. Em "Use default location", aponte para o diretório do projeto django que você criou e conclua. Certifique-se que o pydev está instalado (a url do update manager é: http://pydev.org/updates) e configurado (window=>preferences->interpreter python) e mude o perfil para pydev.

Mude para o perfil do pydev clicando no ícone acima, em destaque.

Na coluna a esquerda, onde está o seu projeto, clique com o botão direito e vá na opção properties.

Nela, vá na opção Run/Debug Settings e adicione uma configuração do tipo Python Run. É aqui onde ocorre a mágica. Nesta tela você irá configurar os comandos para iniciar o servidor local do django e a sincronia do banco. Outros comandos podem ser adicionados também.

Basicamente você vai configurar o caminho para seu projeto, o caminho para o arquivo manage.py e os argumentos na tela de argumentos. Algo assim, funciona:


Você pode mudar runserver por syncdb ou outro comando.

Clique no botão de run (o verde com um triângulo, perto do menu) e adicione seus comandos prediletos. No meu caso, RunServer e SyncDB podem ser encontrados lá. 

Bem, basicamente, é isso. Adicione também o plugin de edição de HTML/CSS/ETC e seja feliz! ; )

dica:  em "Main module" utilize ${project_loc}/manage.py ao invés de workspace_loc.

Um comentário:

  1. Legal o artigo, mas não encontrei a opção "Run/Debug Settings" em meu eclipse :( . Na verdade, utilizo o EasyEclipse LAMP 1.2.2.2. Deve ser questão de versão do eclipse.

    Abs,
    Joe Rabelo

    ResponderExcluir