Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

Freelancer - The Professional

Tenho algumas palavrinhas sobre freelancer que gostaria de compartilhar. Nisso, surgiu esse texto. Enjoy!

Freelancer "Matador de bugs de aluguel!"

O mercado de software possui uma série de peculiaridades devido a natureza do serviço e produto que ele disponibiliza. Uma forma muito acertada de ver o processo de desenvolvimento, manutenção ou análise de software é como uma atividade de natureza criativa e sensível. O software escrito, ao contrário do que se pode pensar, é de ordem imaginativa. Quem faz a aplicação, muitas vezes não tem como vislumbrar o resultado final até que o mesmo esteja pronto. Imagine que você está escrevendo um livro ou um conto, você pode até saber como começa a história e como quer que ela acabe, mas como você conseguirá chegar ao final do livro e como manterá o leitor do livro interessado, isso não é possível prever com certeza. Com o software, temos a mesma situação.

Apesar desta nuance, o desenvolvimento de software ainda precisa seguir a lógica de mercado. Ao contrário de livros e novelas que existem para atender um público com ânsias culturais e de entretenimento, o software existe para um público mais amplo e ainda sim, restrito, pois o seu valor está nas funcionalidades que ele agrega e não na sua condição textual crua. 

Como regra geral, existe duas categorias de profissionais nessa área, aqueles que trabalham com horário fixo, como um empregado, que cumpre horários e responde a um chefe, e os profissionais que restringem seus serviços à resolução de problemas específicos ou à duração de um projeto. Para este último, que tem o seu trabalho orquestrado pelo resultado esperado e não possui um "chefe" de fato, damos o nome de profissional autônomo ou freelancer.

Os profissionais freelancer são bastante úteis às necessidades do mercado. Muitas empresas, principalmente aquelas que não tem como sua atividade fim o software, não necessitam manter um número grande de profissionais de TI em seu quadro de funcionários, entretanto, periodicamente, necessitam de algum serviço de manutenção em seu(s) sistema(s) ou desenvolvimento de novas funcionalidades. Para elas, o freelancer permite obter soluções ou serviços de acordo com a sua necessidade, em períodos curtos e sem a necessidade de aumentar seu contigente de funcionários.



Como profissional, o freelancer também pode apresentar outras vantagens. Isso não é uma regra, mas, por não estar vinculado a um rígido regime de tempo e trabalho, o freelancer dispõe de mais tempo para se atualizar em tecnologias diversas. Sabido que as tecnologias do mercado mudam rapidamente, essa é uma grande vantagem. Ter a possibilidade de trabalhar em vários projetos com diferentes escopos e para diferentes áreas em um curto espaço de tempo, como normalmente ocorre, também permite ao mesmo profissional melhorar sua capacidade analítica de projetos. Ele tem mais capacidade de saber que características, funcionalidades e soluções funcionam melhor juntas.


Basicamente, é isso. Quando alguém lhe disser que é freelancer, agora, você já sabe o que ele quer dizer. 

Link(s) interessante(s): pto contato,

ps: isso não é uma crítica aos profissionais CLT, apenas uma visão da coisa. Ser freelancer tem muitas desvantagens também, como ter que pagar por suas próprias certifcações e cursos. Freelancer não é certificado de competência, pois pois muitos profissionais menos compromissados, que resolvem ser freelancer, podem, muito bem, não ter a fineza profissional de estarem sempre se renovando ou mesmo estudando, como pode acontecer com qualquer profissional. Cada caso é um caso.

Um comentário:

  1. Também existem aqueles que trabalham com horário fixo e como freelancers, eu por exemplo. Abraço.

    ResponderExcluir