Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

O desafio de comprar um bom netbook

Ah, a mobilidade. Quem lembra de quando o celular chegou no Brasil com força? Aqueles charmosos tijolos, que tanto podiam ser usados para comunicação como como armas, na cabeça de um? O grande diferencial deles sobre nossos tradicionais telefones fixos era poder ligar de qualquer canto. Foi uma revolução.

Para quem ainda não notou, depois de idéias originais, o próximo passo é a integração dessas idéias originais com outras coisas não tão originais e assim conseguir algo novo. No caso dos notebooks, ao contrário de se conseguir notebooks com guarda-chuvas colados, como aqui:


Houve a junção de uma nova ideia para os mesmos. A ideia da alta mobilidade. Os notebooks em sí, já nasceram para dar mobilidade aos desktops, só que se preocuparam muito em inovar no poder de processamento. Eles não queriam ser uma alternativa, mas um concorrente de pequeno porte. É por isso que notebooks caríssimos com configurações semelhantes à de computadores de mesa sempre venderam bem, a exemplo dos Vaio da Sony. 

Assim como o Ajax ainda é Javascript, os netbooks ainda são notebooks, todavia com um foco diferente. Invés de criar novas máquinas poderosas, caras, pesadas e com autonomia monstruosa, como era a tendência, os netbooks passaram a criar uma categoria nova, leve e de alta autonomia. 

Tendo como grande revés o baixo poder de processamento, os netbooks passaram a atender o mercado de empresários e estudantes que necessitavam de mobilidade longe de tomadas. Ter um notebook sem grande poderio de processamento, mas que aguente entre 5 e 8 horas longe de uma tomada tornou-se a nova menina dos olhos do mercado tecnológico. Junto a essa nova infante, vieram os problemas dos pobres e indefesos consumidores, que agora tinha que decidir qual netbook comprar quando, a até pouco tempo já não sabiam qual notebook comprar...

Ufa, ufa! Nisso vem a minha postagem. A fim de ajudar na escolha do seu netbook, venho escrever minhas impressões sobre alguns modelos interessantes que estão saindo no maltrapilho mercado brasileiro. Maltrapilho porque tudo sempre chega depois (ou muito depois) aqui.




Alguns conceitos

Netbooks não possuem grande poder de processamento. Se você quer ter um notebook para utilizar programas pesados, como jogos modernos, autocad e photoshop, tenha certeza que as chances de você se frustrar são grandes.

Netbooks foram feitos para pessoas que precisam executar tarefas simples, como olhar email, navegar na internet e editar textos. É possível fazer algumas peripércias, é verdade, mas lembre-se que netbooks são notebooks menos potentes.

Outro detalhe importante dos netbooks é que eles foram feitos para ter conectividade. Isso quer dizer que, quanto mais apetrechos que permitam ele se conectar a outros dispositivos, melhor é seu netbook. 

Por último, na escolha do seu netbook, certifique-se que ele tem, pelo menos, 2Gb de memória RAM DDR2 ou superior. Isso permite que seu netbook funcione a contento na maioria dos aplicativos que você utilizar (lembrando das restrições já informadas). 

O Hardware

Dito isso, vamos aqui a algumas dicas de como escolher um bom netbook:
  • Um bom netbook tem um dos seguintes processadores: n270, n280, n330 ou core2solo.
  • Um bom netbook possui pelo menos 2gb de memória ram DDR2 ou, de preferência, DDR3.  
  • Um bom netbook possui conexão wireless do tipo G ou N.
  • Um bom netbook possui, pelo menos, 10 polegadas e no máximo 1.6kg.
  • Um bom netbook aguenta pelo menos 4 horas longe do carregador.
  • Um bom netbook custa até 1.600 reais.
Dito isso, separei uma listinha de netbooks interessantes, para quem deseja comprar o seu. Cada netbook listado tem características que o tornam uma boa compra e o diferencia dos demais.

O que comprar?

LG X130: A LG é uma empresa muito conhecida por fazer todo tipo de equipamento. Um equipamento pelo qual ela ainda não é muito conhecida é por seus notebooks, que são bem menos famosos que os HP, Apple e Vaio, por exemplo. Entretanto, este netbook em particular vale a conferida. 

Bastante interessante por sua autonomia de mais de 8hrs (supostamente), ele ganha pontos a seu favor por sua conectividade. Possuindo uma configuração padrão, com atom n270, 2gbDDR2 e hd de 160gb, ficam em destaque seu 3G embutido, bluetooth e conexão wireless N (novo padrão no mercado). Com um teclado bonito e espaçoso e em diversas cores, é uma boa opção para quem viaja muito e precisa trocar emails constantemente.

Só ficou devendo na falta de conexão HDMI, que permite ligá-lo diretamente em televisores compatíveis.

Asus 1201N: Esse aqui é imponente! Munido do "mágico" chip gráfico Nvidia ION, o 1201N entra no mercado, nos próximos meses (maio, provavelmente), como uma excelente pedida para quem quer assistir vídeos em full HD no conforto de seu netbook ou através da porta HDMI. Além de vídeos, joguinhos antigos e emuladores são outro atrativo que esse netbook tem tudo para dar conta. 

Com seus 2gb DDR2, processador n330, com dois cores (isso é uma coisa boa!) e monitor de 12pol, esta é a melhor pedida desta lista para quem quer rodar aplicativos gráficos de qualquer natureza. A utilização do Wifi N junto com bluetooth é outro diferencial para quem busca conectividade junto a todo esse poder.   

Vale salientar que outros netbooks semelhantes só podem ser encontrados no exterior, como é o caso do hp mini 311.


Como pontos contra o Asus 1201N, posso citar a utilização de memória DDR2, pois, uma máquina tão interessante poderia fazer excelente proveito de uma memória mais rápida, como a DDR3.

ps: não confundir este modelo com o asus 1201HA que é bem menos robusto.

[editado 04/03/2012]
Recentemente, a AMD lançou uma nova família de processadores de baixo consumo com placa de vídeo integrada. Ainda não testei, mas parecem promissores. Alguns modelos que chamaram minha atenção são o Sony Vaio VPC-YB35AB e o HP Pavilion DM1-3251. Os processadores são de aproximadamente 1.6ghz com placa de vídeo dedicada. Alguns benchmarks retratam um desempenho muito bom desses novos processadores AMD.



Por enquanto é isto. Devo estar olhando outros netbooks nos próximos dias e aí posto alguma coisa. Abraço!


[continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário