Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Lendo os contatos de um arquivo .nbu com python

Bem, hoje comprei um novo celular que não era nokia. Sabido isso, me deparei com o problema de ter que passar todos os meus contatos do nokia para o meu novo celular. Nisso, usei o nokia studio para fazer o backup dos contatos, tudo bonitinho. Só que, ao trazer o arquivo de backup para o meu Ubuntu, descobri que o mesmo não possuia programas para extrair esses contatos, ou qualquer outra informação dos arquivos *.nbu (que são os arquivos de backup da nokia). Chateado, resolvi criar minha própria solução.

Para ler um arquivo em um formato desconhecido, o básico é você procurar o documento que descreve o formato utilizado. O legal é que eu não encontrei esse documento para os arquivos nbu, então, o que eu fiz? O que é desaconselhado e vulgarmente chamado de "trabalho de corno", joguei o código em linha de comando, em leitura binária, e fui tentar adivinhar o formato do arquivo no olho. Não que tenha sido uma grande dificuldade, mas com certeza abre espaço para erros de toda natureza. 

De qualquer forma, depois de alguns minutos estragando minha vista, consegui criar este script que lê os contatos de um arquivo nbu e os grava em um arquivo de saída. O código está meio porquinho, mas bastante funcional. Quem achar que pode contribuir com o código, sinta-se à vontade.
Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Duas formas de matar uma formiga: você dá um peteleco ou um tiro com uma bazuca? Por que não sincronizar com o Catálogo de Endereços do Windows? Ah... Você gosta de complicar!

    ResponderExcluir
  2. Pensei que fosse um direito meu fazer minhas coisas no sistema operacional que me agrada. Não é uma questão de complicar, é uma questão de liberdade.

    ResponderExcluir
  3. faltou vc ensinar como usar as grato pela intenção

    ResponderExcluir