Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A importância da geladeira e colocando mp3 como toque de celular no Ubuntu!



Hoje em dia, as pessoas não dão mais a devida importânica a certos aspectos e ações do nosso dia a dia. O sorvete, por exemplo, já foi uma comida de reis! Antigamente, para comer sua casquinha favorita, era necessário mandar alguém às montanhas trazer o gelo, para só então, fazer aquele sorvetão gostoso. Como bancar uma espedição era caro, esse prazer ficava apenas para a realeza!



Com o advindo do compressor de vapor, graças ao senhor James Harrison(1857), a geladeira tornou-se possível, e com ela, outros avanços importantíssimos, como a cerveja gelada e o sorvete de casquinha! Fico pensando, se quando você vai na 50 sabores (sorveteria da minha cidade), se você pensa em todo o avanço científico por trás do seu sorvete! Não né? Pensa no sabor que vai escolher para as bolas rsrsrs. Falando nisso, tomei um sorvete chamado "Obama". Muito bom, a propósito!



De qualquer maneira, fora os insites sobre o dia a dia, tenho outro motivo nobre para essa postagem. E qual seria? Muito simples, caro gafanhoto, esses dias, encontrei uma música muito legal no MusicasDeBolso, interpretada pela senhorita Lulina. Como o título da música já diz, é uma "Música para colocar naquele som com o despertador". Eu, muito obediente, lo fiz! Agora, vou o processo pelo qual realizei tamanha façanha!

Primeiro, temos que pegar o vídeo da senhorita Lulina para obter sua música. Depois, cortá-la para um tamanho aceitável.

Bem, no Ubuntu, a melhor ferramenta para pegar vídeos do blip.tv é online. Por online, eu me refiro a esse site. O VideoSnag, mesmo com sua interface pobre, é bastante eficiente em pegar vídeos de sites de streaming. Funciona bem com Firefox e tudo! De qualquer maneira, use ele com o link do vídeo da Lulina. Baixado o vídeo, precisamos remover o áudio do vídeo.

Para remover o áudio, usei o avidemux, que é um conversor de vídeo multiformato. Bastante simples e compatível com gtk, ele é rápido e seguro. Carregue seu vídeo com ele, clique na aba "audio" e depois em "salve", para salvar o audio do vídeo em um arquivo separado. Feito isso, dê uma escutada no arquivo com a música. A música está demorando um pouco para começar, não é? Para um toque de despertador, esse comportamento não é interessante. Vamos cortar nosso mp3 então?

Para cortar o mp3, a ferramenta mais fácil e rápida que achei foi o mp3splt. Ela é por linha de comando, mas permite cortar seu mp3 rapidinho e sem complicação. Você informa qual o ponto de início e fim do corte, o nome do arquivo de entrada e o de saída. O mp3splt se encarrega do resto.

Exemplos
# corta arquivo.mp3 nos tempos 01:00 até 05:05 e salva em arquivo2.mp3
> mp3splt arquivo.mp3 arquivo2.mp3 1.0 5.05

# corta arquivo.mp3 nos tempos 00:10 até 04:10 e salva em arquivo2.mp3
# -f indica que o bitrate de arquivo.mp3 é variável
> mp3splt -f arquivo.mp3 arquivo2.mp3 0.10 4.10

Eu utilizei os tempos 0.11 e 5.02. Utilizem o tempo que mais lhe agradar!

Quem vem aqui também pode estar precisando converter algum arquivo para mp3. Como hoje foi um dia bom (entreguei meu copião e marquei a data de defesa da mono), vou ajudar nisso também. Para transformar um arquivo wav, por exemplo, em mp3, variável, podemos usar o lame. Instale-o pelo apt-get e use o seguinte comando para criar seu mp3:

# -h informa o lame para usar qualidade máxima
> lame -h arquivo.wav


Facin neh? Se quiser converter vários arquivos de uma vez, algo como:

# converte todos os arquivos terminados em .wav da pasta atual em mp3
> for i in *.wav; do lame -h `pwd`$i; done

Funciona bem. De qualquer maneira, é isso! Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário