Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Convertendo arquivos .ogv

Se você usa o linux e já precisou gravar o que estava ocorrendo no seu desktop, por um motivo ou outro, "e conseguiu!" você provavelmente deve ter sido apresentado ao aplicativo recordmydesktop.

Até onde me consta, o recordmydesktop é, de longe, a melhor ferramenta para distribuições linux para gravar o que se passa no seu desktop. Essa funcionalidade, para quem não conhece, é muito boa para criar video-aulas de todo tipo, principalmente aquelas que demonstram a utilização de algum programa. Sabido disso, chegamos ao nosso problema. Esse maravilhoso, eficiente, intuitivo e prático aplicativo tem um pequeno inconveniente, ele apenas permite ao usuário salvar seus vídeos em formato ogv.

O problema disso é que, apesar de ser um excelente formato, ele não é lá muito compatível com a maioria dos programas disponíveis por aí. Mas, calma cocada! Para tudo se tem solução. Neste caso específico, a solução é passar o arquivo ogv para um formato intermediário, tornando-o compatível com programas populares como o avidemux, que pode fazer um tratamento posterior do vídeo, como cortá-lo e redimensioná-lo.

Para fazer a conversão de nosso ogv, vamos usar o mencoder, que é o conversor de arquivos de vídeo do mplayer. Para fazer a conversão, abra um console e execute o comando abaixo:

# mencoder -ovc lavc -oac pcm -lavcopts vcodec=ffv1 -o output.avi   input.ogv

Certifique-se que há uma boa quantidade de espaço no seu disco rígido.

Após executar esse comando, você terá um arquivo output.avi que poderá ser tocado pela maioria dos players e lido pelo avidemux. Agora, be happy ; )

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário