Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

"Freaks Squeele" manolo!


Eu gosto de quadrinhos. Não, sério, eu gosto MUITO de quadrinhos. Gosto tanto que, vez por outra, estou me aventurando com novos quadrinhos, desses que ninguém dá bola até aparecer em alguma revista especializada de grande circulação, no melhor estilo hipster.

Quadrinhos franceses tem se mostrado uma grande surpresa em minha últimas leituras. Muito material de qualidade saindo por aí, mesmo sem o devido reconhecimento, principalmente na terrinha, onde os mangás estão com força total. Em todo caso, minha grande surpresa esses dias foi o quadrinho Freaks Squeele, que tinha "quase tudo" para não impressionar. Saca o enredo: "estudantes de uma escola de super-heróis tentando se formar". Inovador, não? Não. Mas não é que o autor consegue inovar de cabo a rabo?

Investidas de gosto duvidoso como o filme Sky High devem ter vindo a mente quando falei escola de super-heróis não é? Pois bem, tire essa imagem da cabeça imediatamente. Freaks Squeele não é um quadrinho infantil. Freaks Squeele não é sobre aborrecentes tentando encontrar seu lugar na sociedade. Freaks Squeele não vai lhe deixar entediado em momento algum!

A ação é realista e obedece as regras criadas pelo universo do quadrinho; os vilões não são estúpidos nem os heróis são pamonhas de luz esperando para brilhar. Rsrsr, também não há cuecas por cima de colantes, o que já é uma evolução por si só.


Dadas as apresentações sobre o que Freaks Squeele não é, vejamos o que o quadrinho é. Ambientado em uma escola para super-heróis decadente, FEAH, entupida de alunos bizarros como uma bruxa festeira, uma valkyria que deseja ser uma "magical girl", homens sapo/aranha/outro, professores sombrios, gangsters e tramoias dignas de sherlock holmes; Freaks Squeele conta a história de 3 alunos, uma ferreira chinesa, uma demonete fracote e um homem lobo desengonçado lutando ferozmente para atingir a média nas disciplinas e não serem presos/mortos no processo.

Sobre nossos heróis, carisma é um eufemismo aqui. "Pequeno Panda", o cérebro da equipe, está a todo momento fazendo planos, sem nunca prender-se a esteriótipos.

Nossa charmosa demonete, Chance, tem um espírito jovial e brincalhão, sempre disposta a pregar uma peça. Algumas características sempre associadas ao diabo também podem ser vistas na moça, como o prazer em pregar peças e o espírito libertino, mas tudo sem minar a personalidade da moça. Um dos personagens do quadrinho, um anjo de Saint-Ange, por exemplo, tem a personalidade séria e repressora, um total oposto de Chance.

Por último, Ombre, o personagem mais misterioso do trio. Um homem lobo gigante e poderoso, confiável e de sorriso fácil, é a cola do grupo. Com sua mente madura, habilidades, experiência e grande coração, é peça crucial na história.

Outros personagens como o diretor macabro da faculdade e professores mal-humorados ajudam a manter a trama em movimento. Esse quadrinho está disponível em versão impressa apenas na França e pelo Ebay. Interessados em uma tradução não oficial podem visitar os sites mangahere ou batoto.

Para uma lista completa (em inglês) dos personagens que aparecem no quadrinho, acompanhada de uma leve sinopse, visite este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário