Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

QUENCH e o descaso da MOTOROLA!


Sempre quis ter um Android. É sério! Minha grande frustração sempre foi não ter um sistema operacional/firmware no meu celular que me permitisse fazer o que eu quisesse. Que me desse liberdade. O Android me proporcionou isso. A comunidade é grande, tem muitos aplicativos, eu posso "bulir" e deixar com a minha cara (ou perto disso!).

Ótimo. Só que, ao comprar um celular Android, como sempre foi, você, normalmente, meio que fica refém de alguma empresa. Você passa a depender dessa empresa para atualizações e até para alguns serviços básicos. No caso do Motorola Quench, o buraco fica localizado abaixo da cintura. Comece imaginando que alguns dos aplicativos(alguns irritantes/inúteis) da operadora não podem ser removidos. Agora imagine algo pior, que o seu celular não recebe atualização mesmo quando todos os celulares irmãozinhos dele estão recebendo? Pera pera, vamos por partes. Atualização para quê?

O Android, como um sistema operacional decente para smartphones, tem versões. Igual ao windows que pode ser versão 98, 2000, xp, vista, seven, etc, o Android pode ter versão, que é representada por um número (1.5 ou 2.0, por exemplo) e um codenome, como cupcake. Para o usuário de Android, a versão do seu Android é bastante importante. É a versão do Android que define programas podem ou não ser instalados (pois alguns programas podem ser incompatíveis com algumas versões) e até que funcionalidades o celular tem. 

Basicamente, você tem que saber que a versão 2.x é melhor que a 1.5, e que é essa versão 1.5 que vem no Motorola Quench. O que está irritando todo mundo, no momento, é o fato de não haver data definida para o lançamento da atualização da versão do Android do Quench. Vendo a comunidade do Quench no orkut é possível ter uma idéia mínima do quanto a falta dessa atualização vem frustrando donos do Quench.

O que todos se perguntam é o motivo pelo qual a atualização do Quench ainda não saiu. Especula-se que a Motorola esteja interessada em manter o diferencial dos seus outros celulares (todos com Android 2.0 para lá!) em relação ao Quench, que é considerado um celular mais barato. Há quem fale que essa atualização pode nem sair, mas, o que é fato, de fato, é que a insatisfação vem crescendo. O que um dono do Quench pode pensar é que está acontecendo descaso com ele que comprou um celular, de boa fé, acreditando que seria bem tratado como cliente. Que teria as mesmas atualizações que os outros celulares recebem. Que iria se sentir respeitado. Mas, será que é isso mesmo que está acontecendo? O que você acha? Você tem um Quench, pois opine. 

Sou apenas uma gotinha no oceano da internet, mas essa é a minha visão sobre o problema. Clientes são fieis a empresas que os fazem se sentir bem e amparados. Se o Quench não receber atualização em tempo hábil, esse, com certeza, será meu último celular da Motorola.

[UPDATE] [25/08/2010]

Se você está pensando em comprar um Motorola Quench, talvez seja interessante pensar novamente. No exato momento, existem, pelo menos, dois competidores de peso para o celular. O lançamento do Samsung Galaxy 5, que é um competidor direto (e mais barato) do motorola quench, é o peso que faltava para desequilibrar a balança.

Com design arrojado, Android 2.1 e a conhecida qualidade Samsung, esse pode ser um excelente aparelho inicial para quem deseja conhecer o Android. Eis uma análise do pequeno notável.

Outra opção, para quem pode gastar um pouco mais, é o Sony X10 Mini. Um smartphone pequeno, robusto e com excelente acabamento. Já tive oportunidade de ver um de perto e ele faz jus à história da sony com celulares. É um aparelho realmente muito bom.  Sua tela não é muito grande e seu preço é um pouco mais salgado, mas, para quem procura discrição e funcionalidades, é um divisor de águas.

Para finalizar, eis um vídeo interessante sobre o que pensam muitos usuários sobre a posição da motorola quanto a atualização de seus celulares: http://www.youtube.com/watch?v=M7jT3F8FZLM

[EDIT 11/03/2011]

Esses dias resolvi que não iria mais me sentir vítima da motorola. Resolvi que iria assumir e resolver esse problema que me foi criado. Por assumir e resolver eu me refiro atualizar a versão do android do meu Quench para 2.1. Como o Dep falou nos comentários, realmente tem muita gente trabalhando em atualizações do android para os celulares que foram abandonados por seus fabricantes. Acho isso muito legal pois mesmo não dispondo dos recursos que muitas multinacionais dispoem, essas pessoas conseguem produzir algo legal e preencher um vácuo dentre os usuários.



Elogios a parte, anteontem eu resolvi fazer a atualização do meu celular, o que, em tese, invalida a garantia. Ovos quebrados a parte, utilizei o ROM disponível neste link e devo dizer que o processo foi bem fácil. Basicamente, o que precisa ser feito é instalar o recovery que serve para carregar a Custom ROM no Quench, copiar a ROM no sdcard, dar um WIPE ALL nos dados(muito importante!) e carregar a ROM através do Flash ZIP from sdcard. Sugiro que você coloque o quench em modo de debug antes de começar para evitar erros com o Android SDK.

Enquanto fazia minha atualização, confesso que esqueci de dar um WIPE ALL, o que bloqueou a atualização. Para resolver isso tive que retirar a bateria, entrar em modo RECOVERY, dar o WIPE ALL e carregar a CUSTOM ROM novamente.

E o resultado? Celular limpo, sem o motoblur (eca!), com aplicativos bem legais e, acima de tudo, agora poderei instalar todos os aplicativos do Android 2.1 incluindo Angry Birds = ] No mais, sugiro não instalar o "patch extra" do link da ROM. Só o "patch complementar" mesmo. Outra coisa é que o SetCPU é uma mão na roda. Fácil de usar e custa só R$ 3.40. Abração senhores!

16 comentários:

  1. Realmente é indignante, gastar uma grana num smartphone e não ter atualização para ele. Vende seu quench enquanto não desvaloriza tanto e compra um da HTC. Estou pensando em comprar um nexus one. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. O Jeito é esse mesmo por que se fica nessa o aparelho desvaloriza e depois voce perde metade do que pagou . ainda mais as pessoas sabendo que não avera atualização . mankada da Motorola faze isso . OHo que eu adorava essa Marca =(

    ResponderExcluir
  3. Alisson, melhor pensar em outro celular. O Nexus One saiu de linha. Tem um tal de Desire. Parece ser melhor! = ]

    ResponderExcluir
  4. O Descaso da Motorola é incrível e vai começar a perder mercado para o Samsung I5500 GALAXY 5 que já vem Android 2.1 e é mais barato que o Quench, cerca de R$200,00 de diferença. Eu como usuário fico indignado com esse descaso e preconceito da Matriz Americana para com os clientes aqui da America Latina que são sempre esquecidos e deixados de lado das mais recentes atualizações de seus produtos.

    ResponderExcluir
  5. Opa Lobo,

    eu tenho um Desire e é basicamente um Nexus One com o HTC Sense (além de umas besteirinhas)...
    O Nexus One não saiu de linha, apenas deixou de ser vendido na loja da virtual do Google, mas ainda é vendido (e produzido) para lojas e operadoras normais de celular (ao menos nos EUA e Europa).

    Mas de qq forma, eu aconselho muito o Desire ou qq aparelho da HTC.

    []'s

    ResponderExcluir
  6. Verdade Ademar. Estava falando com um amigo e ele me confirmou o que você está falando. O Nexus One realmente não saiu de linha.

    A dica do Galaxy 5 também é muito boa, Jurandir! Vou até atualizar a postagem aqui.

    ResponderExcluir
  7. Fala Lobo!!!

    Muito bom seu post, bem esclarecedor.
    Estou ajudando na campanha para atualização do Quench na internet (twitter, orkut, etc).

    Eu tenho um A1200 e quase comprei o Quench... aliás, eu ainda compro se sair a versão 2.0 do android... achei muito bom o aparelho.

    Eu vi esse Galaxy 5 (o vídeo que vc "linkou" é do galaxy S e não o 5.

    Vc chegou a ver esse Galaxy 5? Realmente vale a pena?

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi... muito claro seu post - tambem to achando um absurdo...
    Aqui, me tira uma duvida, já que sou crua nisso - tem como salvar os videos do you tube no quench?? ou entao - como faço pra rodar videos wmv no quench??? tô tomando o maior côro e não to conseguindo...

    ResponderExcluir
  9. Opa! Valew ricardo! Link corrigido. O galaxy 5 ainda não pude colocar minhas patinhas, mas está na fila. Estou esperando algum amigo comprar para pegar minhas impressões dele. Assim que pegar, atualizo a postagem.

    Senhorita Márcia, isso que você falou é um problema. Enquanto é facílimo baixar vídeos do youtube no desktop como dito em http://eusouolobomau.blogspot.com/2010/08/como-baixar-videos-do-youtuber.html, no Android isso já não é tão verdade.

    Dando uma olhada aqui no market, entretanto, encontrei um aplicativo interessante que promete fazer isso. O VideoBox. Não testei, mas tem muita gente elogiando. Ele permite baixar vídeos do youtube. Agora, quanto a rodar arquivos *wmv*, acredito que você não terá sucesso. Minha dica é: converta o vídeo para o formato 3gp e só então tente rodá-lo no celular. Existe uma série de programas que podem te ajudar na conversão. Se você estiver usando linux, basta usar o avidemux. Se for no windows, no baixaki existe uma série de programas que podem te ajudar nessa tarefa.

    Abraço ; )

    ResponderExcluir
  10. desenterando .... Só pra me adicionar como integrante da campanha "Quench never more". O fim da picada o descaso da motorola . Nunca gostei da marca, sempre sofri na mão dos Iden da Nextel. Sobre o android, bacaninha o sistema mas estou penando pra acostumar. Não sei se é só o quench ou em todos os cels com android os aplicativos não tem uma opção de Sair ou fechar... acaba que o aplicativo mais importante , essencial é o APP KILLER . Uso a cada 10 minutos . Ainda prefiro o meu Symbian 3 geração do N95 ao android. Imagina comprar varios Apps e o aparelho travar e vc ter de baixar/pagar tudo de novo. Pelo menos pro suporte da motorola o "hard reset" parece ser a solução magica e universal. O meu quench vai ser cobaia das tentativas de adaptação da ROm do Clio XT pra atualizar pro android 2.1 . Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. acho que todos que compram celular tem a oportunidade de saber se o mesmo tem atualizações ou não, por isso antes de comprar verifique se é mesmo o que você quer, para depois não sair falando mal de operadoras ou marcas, esta tudo bem descrito nas específicações, não vai qerer comprar um uno 1.0 e andar que nem uma ferrari vai?!?!?! é essa minha opinião

    ResponderExcluir
  12. Oi Blechior. Não é bem assim. A motorola está atualizando o quench em outros países, por isso da indignação. É como se fossemos clientes menos importantes, entende?

    E, para sua indagação, não era possível ter certeza se o quench receberia atualização. A motorola demorou muito para liberar essa informação. Muita gente se sente prejudicada com isso.

    ResponderExcluir
  13. Somos clientes de terceira para a Motorola eu tenho um backflip e nos EUA já tem o Android 2.1 para ele para o Brasil não vai ter - discriminação - MOTOROLA NUNCA MAIS !!!

    ResponderExcluir
  14. O foda,é que a motorola fala que depois de estudos e analises,ela falou que pro quench,o android 1.5 seria o mais viavel devido as configurações.So que isso não existe,ela ta lançando 1 celular por semana e tem celular com android 2.1 com praticamente a mesma configuração do quench.E tambem tem o fato do Cliq XT,que la fora vai sair a atualização. Estou até esperando sair essa rom pro cliq xt para depois portar pro quench.

    Hoje em dia tem uns caras que estão portando o ROM 2.1 do Dext pro quench. Pelos relatos das pessoas ta bem bacana,so que existe alguns recursos que ainda não foram habilitados e alguns bugs.

    Pra quem tiver interesse em procurar,pode olhar no portalandroid.org ou no http://simply-android.com/

    ResponderExcluir
  15. Para o Frank,

    Recomendo você não usar task killer,antes eu usava direto o ATK,era um vicio você sempre querer liberar mais memória. Eu fiz o teste de não usar task killer e meu quench está rodando bem mais rapido do que quando eu usava. Até a google não recomenda,tanto que no froyo desabilitaram os task killers.

    ResponderExcluir
  16. Motorola NEVER MORE, antes eu tinha um RAZR V8, depois migrei para o meu primeiro smartphone q é o Quench, será meu primeiro e último smartphone Motobunda. Próxima vez será Android, pois amei o SO, mas não será motorola de jeito nenhum!

    ResponderExcluir