Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pygame-1.9!!!

Saiu a versão 1.9 da biblioteca de desenvolvimento de jogos, em python, pygame!!! Uau! Rsrsrs, ué, não sabe por que eu estou nessa euforia? Muito simples: o pygame deu um grande salto nessa versão!

Não que o pygame fosse ruim nas versões anteriores. Deixe-me fazer uma analogia para explicitar melhor minha idéia: se o pygame antes era vinho do porto, o pygame agora é vinho do porto com pãozinho de alho e uma garçonete gostosa massageando seus pés =D.

Tah tah, menos conversa, mais informação. As grandes melhorias do pygame nesta versão são "coisinhas" como suporte a desenvolvimento de jogos na plataforma S60 da nokia(@o@!), bugfixes, suporte "pre-liminar", vulgo incompleto, a webcam, python-3.0, midi, novas técnicas de textura, exemplos mais limpos, TESTES, e outras florzinhas que tornam o pygame terreno fértil para entusiastas de plantão. Ah, suporte ao py2exe e py2app melhorados também ; )

Fico pensando, os caras estão com as idéias bem centradas. Se vocês notarem, eles estão criando terreno para um lançamento bombástico de uma versão 2.0, que, no caso, teria todas essas funções, e mais.

Para quem acha que o pygame não é uma boa plataforma de desenvolvimento, sugiro conferirem excelentes joguinhos como make-me, bubbman2, invention, happy insect garden e whichwayisup! Lembrando que a maioria desses jogos foi feito em cerca de uma semana, o que é uma amostra do grau de produtividade que a biblioteca pygame te proporciona.

E, para ficar completo, vejamos como instalar o pygame-1.9 no ubuntu. Dois comandos:

# instala dependências
sudo apt-get install libsdl-mixer1.2-dev libsmpeg-dev libsdl-ttf2.0-dev libsdl-image1.2-dev libportmidi-dev
# instala o pygame. Requer python-setuptools instalado
sudo easy_install -U Pygame

Prontinho! Hora de olhar os exemplos e fazer seu primeiro jogo! Vá lá, se garanta ; )

[EDIT] Caso ocorra algum erro durante a instalação do pygame, instale a partir do código fonte, que pode ser obtido por este link. Descompacte o arquivo, e execute o setup.py como administrador do seu sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário