Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Configurando o PCSX no [K|X]Ubuntu!!!

Emuladores são programinhas que "fingem" ser uma máquina completa, para que jogos em formato digital, as roms, possam rodar nele e você possa ter seu playstation, game boy, ou o video game que for, sempre pertinho de você. Acredito, de verdade, que os emuladores são uma das maiores invenções da informática de todos os tempos! Videogames fora de linha, por exemplo, nunca morreram graças aos emuladores.

Dito isso, e pensando em meu finado PS1, resolvi escrever aqui como instalar e configurar o PCSX no Ubuntu e similares. Para quem não conhece, o PCSX é um excelente emulador de PS1 disponível para linux e windows. Tem um ou outro jogo que ele não roda, mas, ninguém é perfeito, neh? De qualquer maneira, os meus, ele roda! Sem enrolar muito, vamos ao processo:

Para instalar o pcsx no Ubuntu e similares, primeiro, você deve instalar o mesmo direto do repositório padrão do Ubuntu. O comando a seguir faz isso para você:

#sudo apt-get install pcsx

Feito isso, o emulador está instalado. Beleza, não é? Mas ainda faltam duas coisas: configurar o controle e o vídeo. 

Caso você não esteja usando um joystick, vá na parte de configurações de plugins, no controlador de joystick e mude os botões de acordo com sua preferência. Eu, particularmente, uso a seguinte configuração:

m: start

n: select

a: quadrado

z: xis

s: triangulo

x: bola

L1: w

L2: q

R1: d

R2: c

E os direcionais cima, baixo, esquerda, direita com as setinhas de navegação do teclado. Fica ótimo! Você pode fazer como desejar, mas minha receita para os controles é essa.

Por fim, configure o vídeo, que, caso mal configurado, vai rodar muito rápido ou muito devagar. Edite o arquivo dfxvideo.cfg

#nano .pcsx/plugins/dfxvideo.cfg 

Mudando as configurações para algo parecido com o seguinte:

--- inicio ---

ResX = 800

ResY = 600

NoStretch = 3

UseDither = 1

Maintain43 = 1

FullScreen = 0

ShowFPS = 0

UseFrameLimit = 1

FPSDetection = 0

UseFrameSkip = 0

FrameRate = 500

UseFixes = 0

CfgFixes = 0

--- fim ---

Se abstenha de modificar os atributos abaixo de FullScreen. Caso queira adicionar algum fix, faça-o pela interface de usuário. No mais, é isso. Você deve conseguir jogar a maioria dos jogos muito bem. Abraço, e, comentem! ^_^

2 comentários:

  1. Bem, eu uso a distribuição Ubuntu 9.04 e estou tendo problemas em configurar o video. Não consigo fazer a configuração que você recomendou. O terminal não reconhece o comando #nano .pcsx/plugins/dfxvideo.cfg, então o que faço?

    Abração e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Álvaro

    não se coloca o # do comando, isso aí é só pra mostrar que o comando deve ser executado como root, se fosse como usuário comum teria o $ no começo da linha, no caso o comando que você deve fazer é esse:

    sudo nano .pcsx/plugins/dfxvideo.cfg

    e deve executar como root

    ResponderExcluir