Pesquisar este blog

sábado, 20 de dezembro de 2008

Webcam no xubuntu

Opa, oi negada! Depois de um tempinho sem postar e talz, here i am.

Andei muito ocupado no trabalho e talz, rsrsrs, tenho tido tempo nem de estudar direito. Mas faz parte. Planejamentos a médio prazo exigem sacrifícios. De qualquer forma, hoje vim falar sobre algumas coisinhas interessantes. Por exemplo: resolvi instalar o Xubuntu 8.10 no meu notebook.

Sim, rsrsrs, já usei Xubuntu a muito tempo e tinha desistido dele, entretanto, aconteceu uma série de fatos que me fizeram repensar minha decisão. Na época que eu desistir do Xubuntu, ele não tinha uma série de qualidades que hoje demonstra ter. Para ter um editor de texto legal com highlight, por exemplo, eu necessitava instalar o gedit, que trazia consigo várias bibliotecas do gnome. E instalar o compiz? Mais gnome! No fim, meu sistema passava rapidamente a ser um híbrido entre gnome e xfce.

Hoje isso não é mais verdade. Com o novo e poderoso Editra, eu já posso editar meus html's, xml's e scripts tranquilamente. O compiz não mais necessita de meio gnome para ser instalado(um sudo apt-get install compiz-core compizconfig-settings-manager mais uma configuraçãozinha na sessão resolve), entre outras coisas.

Como a grama do vizinho sempre é mais verdes, alguns problemas persistem, mas, agora, sinto-me mais maduro(os softwares de hoje também estão mais maduros =D) para contorná-los com maestria. Por exemplo, o Xubuntu vem com o abiword e gnumeric. Eu não los tenho apreço algum. Nada como um OpenOffice para dar aquele trato no seu documento.

Pois bem, instalei o OpenOffice(editor de documentos, apresentações, planilhas e matemático) tranquilamente com o comando :
sudo apt-get install openoffice.org-writer openoffice.org-impress openoffice.org-math openoffice.org-calc openoffice.org-gtk

Próximo passo? Colocar minha webcam para funcionar. O Xubuntu não tem um cheese da vida, então eu tive que dar uma buscadazinha. O aplicativo que achei não é lá a coisa mais bonita do mundo, mas é extremamente funcional e prático. O nome dele é wxcam. O site do projeto é bonitinho e lá há um pacote debian só esperando pelo seu clique.

Ok. Mais alguma coisa? Claro! O transmission é um negócio pelado e sem graça. Outra coisa muito importante é instalar o deluge-torrent. Esse sim é um cliente torrent de cabra homi(escrito em python ; D). Um sudo apt-get install deluge-torrent faz o serviço.

Para quem ainda não sabe instalar o editra, também é facinho. Instale o setuptools
(sudo apt-get install python-setuptools) e depois escreva os seguintes comandos no terminal:
sudo easy_install Editra
sudo apt-get install python-wxgtk2.8

A última versão do Editra será lindamente instalada em sua máquina. Pronto, você agora tem um Xubuntu minimamente utilizável, rápido, e com poucas dependências gnome. Outra coisa que talvez faça falta também é um aplicativo de gerência de câmera digital. Algo como : você pluga a câmera pela usb e o computador mostra as fotos dela e pergunta se você quer baixar. O programa gtkam dá conta do recado. Instale-o pelo apt-get com o comando:
sudo apt-get install gtkam

Moleza neh não? Agora é só instalar os aplicativos que você mais gosta, criar uma estrutura de diretórios no seu home, configurar seu desktop, colocar wallpaper, e pronto rsrsrs. Espero que este guia seja útil para alguém. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário