Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2008

What real programmers do!!!

Estava eu, vadiando World Wide Web a dentro quando me deparo com esta charge do site xkcd:


Rrsrsrs, essa charge me fez pensar. O que leva uma pessoa a insistir em usar uma ferramenta mais antiga e menos prática, no desenvolvimento, a utilizar uma ferramenta robusta? Existem pessoas que, ainda hoje, programam utilizando o notepad porque "programador de verdade" não precisa de recursos como highlight e code-completation.

Eu nunca entendi esse tipo de pensamento. Um amigo meu disse que os navegadores web atuais não são bons, por que eles não são em modo texto e por que eles mostram imagens! Sério, ele disse que as imagens deveriam ser mostradas como uma caracteres ascii que simulam a imagem. É claro que eu tentei argumentar, disse que isso seria uma involução, iria tornar as coisas mais difíceis. Ele disse que não, que na verdade seria uma evolução....E na cabeça dele, essa heresia realmente faz sentido! rsrsrs

É interessante como as pessoas pensam, para certo ou errado(se é que isso existe). Acho que o bom programador é aquele que não tem medo do novo e não tem medo de ousar. Todo o resto, são adereços ao currículo.

Bem, filosofia de boteco à parte, vamos falar um pouco de visões para o futuro. Rrsrsrs, agora que estou blogueiro, posso escrever minhas previsões e achismos para o futuro, e ver o que acontece. Alguém aqui já incorreu de ter aquela idéia revolucionária, e nunca nem citá-la? Vou tentar não mais incorrer nesse erro. Nada como ter provas cabais de seus pensamentos para um momento futuro, não é mesmo?

Ok, a previsão de hoje é sobre a revolução estrutural a ser causada pela computação quântica. O computador quantico é uma maquinha super transada capz de fazer operações matemáticas em várias dimensões ao mesmo tempo. rsrs Seria como se algo pudesse ser verde, amarelo, azul e rocho ao mesmo tempo e de forma distinta. Vantagem do bichin? Bem, digamos que ele é mais rápido que qualquer coisa que vc possa imaginar.

Certo, aí que revolução ele poderia causar? Simples, pense aí: se vc tivesse um computador que pode executar código em baixo ou altíssimo nível, com a mesma eficiência, você ainda programaria em alto nível? Bem, você programaria, mas menos, correto? O que isso significa na prática? Que linguagens de nível intermediário e alto nível vão morrer. Restando apenas as linguagens de altíssimo nível e as que possibilitam escovar os bits. Se os gurus tecnológicos não forem capazes de prever essa mudança e se adaptar, prevejo um verdadeiro holocausto tecnológico no futuro. Já pensou se uma linguagem como java fosse simplesmente abandonada por não haver mais vantágens em utilizá-la?

Bem, rsrsrs, fica aí o pensamento. Depois eu formulo melhor.

Abraços!

2 comentários:

  1. huehuehuehu
    mto boa a tirinha!!!
    mas um programador de verdade segue sempre esse algoritmo...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Aff q u o! XDDDDDDDDD
    sei lah, sempre segui a tua ideia em questao de editores... entaum tu que sabe! =D

    :*********

    ResponderExcluir