Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Essa foi demais pra mim

Enquanto minha amiga expressava sua mais nova teoria sobre seu eterno estado de sono, eu me abria, solenemente, enquanto tentava trabalhar. Essa teoria em sí pode revolucionar o mundo, rsrsrs, ou não, vai saber...

De qualquer forma, gostaria de comentar duas notícias interessantes que me apareceram hoje. Primeiro, uma sobre Web Semântica. Eu nunca acreditei que este fosse o futuro da internet, pelo simples fato de não me parecer um futuro. Pense aí, de que adianta criar uma classificação para todo o conteúdo(Web) existente, para depois classificar todos os dados? E se a classificação de um guru altamente ninja não estiver de acordo com a que você quer ou acredita ser o correto?

""" nota: A idéia da Web semântica é tornar a internet um grande repositório de dados, onde os dados estão classificados e tem significado. "Conteudo semântico". Basicamente, uma extensão da idéia das redes sociais de compartilhamento de conhecimentos. Existem até algumas tecnologias pra isso, mas não vou me estender; não acho o assunto "feeloso", rsrsr, como diria o Nícolas! """

Podemos exemplificar com o conceito de bom e ruim. O que é bom? Eu adoro peixe, mas um amigo meu, que faz engenharia de pesca, veja a ironia, não suporta nem o cheiro do bicho frito rsrs. A notícia, eu ví foi na INFO de novembro, pág 18. Uma entrevista com o senhor John Markus Lervik. Tudo bem que ele está vendendo o peixe dele, mas o que ele fala tem sentido, e muitas pessoas também já enveredaram por pensamentos parecidos. Basta "googar" a resposta que mais lhe agrada. Ou usufrua da minha! Rsrsrsr, grátis como em cerveja grátis! Leve para o butiquim e distribua ; ).

Rsrsrsr, foda é quando a galera quer usar xml para armazenar dados como se fosse o próximo passo evolucionário, isso, baseado em interpretações errôneas do conceito de "dados semânticos". Rsrsr, depois eu comento por que isso não é algo bom.

A outra notícia, essa, mais bombástica por afetar conceitos filosóficos, morais, industriais, e atuais(oh my god, world war 3?? @o@!!), o começo do julgamento de Hans Reiser, o criador dos sistemas de arquivos Reiser3 e 4. Sendo o último, considerado o sistema mais rápido e ninja de que se tem notícia, utilizador das poderosas Árvores Dançantes. Rrsrsrs, não sei, hoje não parece um dia para falar de questões computacionais, então não vou comentar esses sistemas. Vou comentar minhas afirmações bombásticas alí em cima.

Bem, o reiser3 e 4 vem ganhando muito o mercado, por causa de suas características de integridade, rapidez e segurança implementadas. Quem já usou o bixin, sabe que ele se recupera, mesmo com quedas de energia violentas, seu disco rígido podera se recuperar sem problemas. O exército e várias companhias grandes utilizam o sistema. Sim, falei do bixin, mas qual a relação disso com o julgamento do Hans? Seguinte, o Hans está sendo acusado de ter matado a mulher dele, e as provas parecem ser bastante contundentes ( bancos desaparecidos, livros de assassinato, manchas de sangue...). Mas, o que aconteceria se o Hans fosse preso?

Especula-se que a companhia do Hans, a Namesys, possa não continuar sua atuação com o Reiser, caso ele seja realmente sentenciado. Em "sentenciado", leia-se vinte anos a prisão perpétua! Sem falar nos gastos com advogados que o próprio Hans teve(no money, no company, got it?). Realmente, ele ser preso seria um grande ganho para a justiça, mas um murro no estômago da comunidade livre. Lembrando que o reiser3 e 4 são fornecidos gratuitamente.
Espero que o conflito de interesses que eu acabei de descrever esteja bem claro. Esteja claro também que eu não estou sugerindo o sacrifício da ordem pública por um bem maior(?), estou apenas comentando um caso que pode vir a afetar muita gente no futuro. Espero que, mesmo com o fim do processo, a Namesys continue firme e possa nos agraciar com novas e melhores versões do Reiser ^^, que eu não somente recomendo, eu uso!

Um abraço a todos, e, quando por uma obra do destino, eu conseguir pensar em alguma coisa interessante para falar, vir-me-ei ao grafo cibernético. Até!!


ps: Reiser é uma palavra alemã. Lê-se "raisa", ok?

2 comentários:

  1. websemantica owna, apesar de eu nao gostar de nada pra web, mas eu ouvi falar que tem mta coisa de IA no meio, entao owna.

    ah e morte ao Reiser.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo post "fulano", dá uma olhada nessa tecnologia também
    www.cortex-intelligence.com

    ResponderExcluir