Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

XUBUNTU 10.04 no Asus eeepc 1201N

Senhores, a pouco, coloquei minhas patinhas em um asus eeepc 1201N, o novo netbook da Asus com chip Nvidia ION. Muito boa máquina! Veio com o Win7 Premium, Asus WebStorage e outras cossitas. Com 12.1pol, ele é pequeno na medida certa e bastante poderoso. Até agora estou bastante impressionado com o desempenho. Ainda vou testar o vídeo, mas, por enquanto, está tranquilo. 

De qualquer maneira, eu gosto de Linux, então, não poderia deixar passar a oportunidade de instalar Linux na minha nova máquina. Dei uma pesquisada e encontrei duas opções, o UNR (Ubuntu Netbook Remix) e o Xubuntu. Testei o UNR, que rodou bem, até, mas com muitos repositórios desabilitados. Depois, testei com o Xubuntu, funcionou muito bem. Na verdade, funcionou tão bem que resolvi instalá-lo. Essa postagem fala sobre essa pequena experiência.

Básicamente, para instalar o Xubuntu no seu 1201N você precisa tê-lo instalado em um pendrive usb (você pode fazer isso utilizando o usb-creator-gtk do próprio ubuntu) ou gravado em um cd junto a um drive de cd externo. Eu usei o método pendrive. 

Munido do pendrive com Xubuntu, faça o seguinte, dê o boot no netbook, apertando F2 ocasionamente, para entrar na tela de boot. Configure o boot para que seja feito por dispositivo removível e desabilite o boot pelo disco rídigo. Prontinho, aqui basta fazer a instalação normal do Xubuntu. Sugiro utilizar a segunda partição, de 122GB como partição do linux. Apague a mesma, crie uma partição lógica, crie uma participação root de 10gb, 256mb de swap, e o resto para a participação home.

De qualquer forma, quando reiniciar, dê um apt-get update, depois atualize o sistema, pelo gerenciador de atualizações, remova o firefox, remova o pidgin (meio inútil), remova o mousepad, instale o midori-browser, o emesene, e o scite, e seja feliz =D.

Com o Xubuntu, o 1201N aguenta 3 horas longe da tomada. ; )

7 comentários:

  1. Cara to atras desse netbook, mas so encontro no Mercado livre... com win 7 start, contrabando, com aquela garantia de balcão... onde vc conseguiu comprar... valew..

    ResponderExcluir
  2. Comprei com este senhor: shopsulnet ARROBA terra.com.br
    Ele é do ML tb, mas chegou direitinho.

    ResponderExcluir
  3. Também comprei shopsulnet ARROBA terra.com.br, mas pelo Mercado Livre. Nota fiscal e excelente serviço. Notebook muito bom. Estou com dificuldade apenas para arredondar meu Arch linux.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, usas o Arch por qual motivo? O 1201n tem hardware para algo um pouco melhor (menos braçal). Kubuntu, por exemplo, também está rodando redondo, no meu netbook.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Comprei um 1201N há pouco mais de um mês e venho utilizando o Ubuntu com sucesso, porém a performance não é das melhores (grande parte por culpa do Compiz) além da bateria durar no máximo 2h.

    Gostaria de saber se você conseguiu utilizar o touchpad multi toque também no Xubuntu bem como utilizar a saída HDMI com som (para ver filmes).

    T+

    ResponderExcluir
  6. Esse 1201N vende em alguma loja em Fortaleza/CE?

    ResponderExcluir
  7. Arthur, não sei informar, mas a compra pela internet foi bastante segura e rápida. Informo também que já existe netbook similar ao 1201N com placa de vídeo nvidia ION2 que é um pouco mais rápida.

    ResponderExcluir