Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Instalando o LiteSpeed Free no Ubuntu

Opa, oi! Hoje, meus caros, uma postagem mais educacional. Vou falar como instalar o servidor http LiteSpeed no seu Ubuntu. Yeah babe, yeah! rsrsr Eu sei que existe o Apache, que ele é gratuito, muito usado, e bastante ninja. Entretanto, eu sou uma pessoa curiosa e gosto de experimentar. Mas o que me fez querer testar o LiteSpeed? Muito simples, o LiteSpeed jura que é, no mínimo, duas vezes mais rápido que o apache, e ainda vem com interface de administração Web! Muy bueno, muy bueno. Mas nada de análise da criança ainda. Só instalação. Rsrsrs, e é pra achar bom ^^.

Primeiro, vá no site do LiteSpeed http://www.litespeedtech.com/ e baixe a versão free do LiteSpeed. Quando o arquivo estiver baixado, descompacte o bixin e vá na pasta recém criada(via linha de comando). Pronto? Agora um apt-get pra não perder o costume:
sudo apt-get install build-essential
Esse comando vai baixar as libs para compilação, caso necessárias. Agora, como super usuário, execute o scrip install.sh que está no diretório corrente.

Prontinho, algumas perguntas bem simples lhes serão feitas sobre a configuração, tipo, porta padrão, porta de administração, etc. Eu estou utilizando a seguinte configuração:

Do you agree with above license? y
Destination [/opt/lsws]: Enter
User name [admin]: secret ; )
User [nobody]: www-data
Please choose the group that the web server running as.
User 'www-data' is the member of following group(s): www-data
Group []: www-data
HTTP port [8088]: 80
Admin HTTP port [7080]: Enter
Would you like to change PHP opcode cache setting [y/N]? n
Would you like to install AWStats Add-on module [y/N]? y
Would you like to have LiteSpeed Web Server started automatically when the machine restarts [Y/n]? n
Would you like to start it right now [Y/n]? y

Pronto. Agora um localhost'zinho para ver se está funcionando. Pronto, servidor funcionando. Quem quiser fazer seu teste, para ver se o litespeed é o que ele diz que é, sintam-se a vontade, e não se esqueçam de me informar ^^

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Filtro para classes

Pois é, ontem, estava eu, querendo colocar uns visuais legais no meu mais novo projeto em django, quando me deparei com um problema. Eu tinha que insersir algumas classes em um field de um formulário(tenta fala isso três vezes bem rápido :D). Aí, minhas opções? Eu poderia fazer como sugeriu-me certa vez, cumpadre Andrew, ou, poderia criar um filtro para fazer o serviço.

A primeira solução consiste em, após criar o form com a shortcut model_for_form, editar os atributos do widget. Solução bem direta, entretanto, ela ocorre na view do Django.

A segunda solução consiste em criar um filtro, dar um load nele, no template, e utilizá-lo normalmente. Essa segunda solução me atraiu bastante pois ela evita definir a parte visual dos dados no código python. Não que isso seja a pior coisa do mundo, mas se eu estiver trabalhando com um designer, por exemplo, facilita a edição da pobre criatura das trevas.

Sem mais delongas( tun tun tun tun tun ), aqui vai o meu pedacinho de código, que, diga-se de passagem, talvez precise melhorar quanto a sintaxe. Na verdade, eu queria que ele fosse capaz de modificar coisas como o id e outros atributos do widget gerado, mas não consegui pensar em uma sintaxe "bonita o suficiente" para tamanha proeza.
Código:

# -*- coding: utf-8 -*-

from django import template

register = template.Library()

@register.filter
def mclass(value, arg):
"""Adiciona classes da marcação (x)html a um field de um form.
Caso o valor passado seja uma string, arg deve estar no formato
'tag, class1 class2 class3...classN' onde tag é a o elemento (x)html
com o qual o texto deve ser mostrado. Caso contrário, o argumento
deve estar na forma 'class1 class2 class3...classN'"""
try:
if type(value) == type(u"") or type(value) == type(""):
tag,classes = arg.split(',')
value = "<"+tag+" class='"+classes.strip()+"'>"+value+""
else:
value.field.widget.attrs.update({'class':arg})
except: pass
return value

Sugestões são bem vindas, ok?

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O Ubuntu Gutsy Gibbon está chegando!

A distribuição linux mais popular da atualidade vem chegando com sua mais nova versão logo logo. Com mais compatibilidae, programas atualizados, mais interatividade, tudo mais! Não vejo a hora de trocar meu atual ubuntu pelo novo.

Características que podem agradar os novos usuários são o reconhecimento automático de impressoras e o CompizFusion, que chega arrasando com o Aero!

Confiram o contador ; )