Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Configurando ambiente de desenvolvimento Python!

Negada! Novo tutorial sobre configuração de ambiente de desenvolvimento python, e, dessa vez, utilizando a IDE Eclipse + PyDev.

O negócio é o seguinte, antes eu usava o OpenKomodo. Aí veio o Komodo IDE e eu fui testa. A IDE era primeira! Primeira mesmo. Só que era paga, e eu não tenho 200 dólares para dar numa IDE que não faz interface gráfica GTK/Gnome(se bem que meu chefe tem e deve tah me comprando uma =D)! De qualquer forma, eu abandonei estas duas ide's muito boas.

Mas abandonar um namoro pra ficar sozinho não dá, concorda? Fui desbravar. Eu já tinha o Eclipse aqui, e resolvi procurar o que ele teria para desenvolvimento Python, já que ele tem editor xml, html, plugins de sincronização, ferramentas para C++ e outras linguagens, até uby(eca!) . Pois não é que eu achei?! O PyDev!


Eu já conhecia o PyDev de aventuras passadas, entretanto, ele não era tão bonito e completo como hoje me parece. Ainda não há integração com ferramentas de criação de interface gráfica, mas para desenvolvimento web, está bom demais!

O PyDev possui code highlight, code completion, faz introspecção na API do python, e debug. Não é toda ferramenta que é uma mão na roda desse jeito. E se você pensar bem, vai notar que todas as qualidades da IDE Eclipse somam-se ao pydev. Enquanto o pydev ataca pelo python, o Eclipse continua com seu suporte a projetos, busca textual, modificações no código, plugins extras para edição de conteúdo Web, edição de xml e etc.

Bem, aí está o marketing. Hora de vender o peixe!

Instalação do Pydev
Instalar o pydev é como instalar qualquer plugin do Eclips: fácil! Com a sua IDE aberta, vá na aba Help, depois em softwares updates.








Vai ser aberta uma nova janelinha. Clique na aba Available Software, depois em Add Site. Add Site irá abrir uma caixa de diálogo onde você deverá adicionar o repositório do plugin PyDev. O link do repositório é o seguinte :
http://pydev.sourceforge.net/updates/
















Quando você clicar em ok, será adicionado um novo repositório a sua pequena lista de repositórios de plugin. Marque o repositório do pydev(baixe tudo desse repositório) e pronto. O Eclipse pedirá que você reinicie a ide e você já terá a sua disposição a perspectiva do pydev.


















Está vendo a setinha avermelhada na imagem? Bem, caso você queira que a perspectiva do pydev fique "mais acessível", clique alí e adicione ela à lista de perspectivas padrão.

Mais uma última coisinha. Vá em Window->preferences->PyDev->Python Interpreter e adicione o executável do python ao path. Isso é fácil, clique em new e coloque o caminho para o seu python. Caso você esteja usando o ubuntu(serve para a maioria dos sistemas linux), use o path:
/usr/bin/python ou /usr/bin/pythonx.x
Onde x.x é a versão do interpretador. Caso seu sistema seja windows, apenas coloque o caminho para o python.exe.

Pronto! Agora você tem a sua disposição uma ferramenta madura e bastante funcional de criação e edição de código python.

Até uma outra postagem rsrsrs. Foda que hoje não teve uma piadinha. Bem, que tal uma reflexão?

"Sucesso é ganhar dinheiro fazendo aquilo que você faria de graça!"

domingo, 26 de outubro de 2008

Editra - Um editorzinho maneiro!

Bem, hoje eu instalei o Ubuntu Intrepid aqui no meu notebook, e vocês não sabem da minha satisfação com esse sistema! Minha wireless ficou 50% melhor, o sistema está mais rápido(sim, isso é possível!), e os aplicativos estão mais modernos.

Depois da minha hora habitual configurando o sistema como eu gosto(tirando o pidgin e evolution, colocando o emesene e o inkscape, etc), me deparei com um problema. Eu tinha que escolher um editor de texto simples para mim. Explico, antes, na minha outra instalação, eu tinha o Scribes e o Editra. O Editra estava instalado nas coxas, e o Scribes tava instalado direitinho. Aí minha dúvida : ambos são editores de texto tipo o gedit, que já está instalado, fazem hightlight e são bonitinhos, então, qual critério eu uso para fazer minha escolha?

Bem, para quem acompanha meu nefasto blog, deve saber que a algum tempo, eu falei um pouco sobre a super linguagem de programação haxe, que permite codificar e compilar programas flash no linux, correto? Pois bem, hoje eu precisei de um editor com highlight para haxe. Testei o gedit, nada. Instalei o Scribes, e nada. Por fim, testei o Editra, que é um app, na minha opinião, bem promissor, e pronto, sucesso! Ele tem highlight para arquivos .hx. =]


Felicidade! Dúvida sanada! Para quem estiver precisando de um editor rápido e cheio de apetrechos legais(como autocomplete), confiram o Editra. Ele não é a coisa mais bonita desde a Giselle Budchen, mas dá um caldo legal na hora da edição, mesmo para quem usa o gedit, vale muito a pena conferir.

Abraço a todos!

sábado, 25 de outubro de 2008

Olha o felino!

Opa, gostaria só de indicar esse flashzinho e talz. Vc clica no gatinho e ele mia.







quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Os povos são foda!

Pow, não posso passar uns mesezinhos sem bloggar que o mundo já quer acabar? E é buraco negro europeu sendo aberto via HTC, é porta aviões Russo sendo realocado por causa de escudo anti-míssel, problema mundial na economia causado pela economia americana...
Se vocês queriam que eu escrevesse alguma coisa, não precisava dessas brutalidades todas não, era só pedir ; )

Bem, gostaria de fazer uma postagem mais rápida hoje. Vou dizer que a lista de python do ceará foi criada, e se houver comunicação e empenho dos participantes, temos muito potencial para crescer. E mais, amanhã tem show da banda mafalda morfina. Se tudo correr (muito)bem, estarei lá, e bem acompanhado = ]. Vamos ver no que dá. Abraço a todos!

ps: Hoje, fiz em 30 minutos, em python, um aplicativo simulador de aspirador de pó, para minha disciplina de IA da faculdade. Rrsrsrs, sinto que meu python está melhorando \ö/