De qualquer forma, o motivo desta postagem não é falar do Ubuntu especificamente, mas falar de sua nova versão, saída do forno ontem, o Jaunty!!! ... Jaunty? Mas não era Ubuntu?
Seguinte, cada nova versão do Ubuntu recebe um codinome amigável e um mascote, que permite aos usuários identificar as versões do Ubuntu de forma mais fácil. No lugar de dizer Ubuntu 8.10 ou 9.04, você poderia dizer Ubuntu Intrepid ou Ubuntu Jaunty, que significa a mesma coisa.
Certo, o Jaunty. De 6 em 6 meses, a Canonical libera uma nova versão do Ubuntu. A anterior, a Intrepid, foi um grande passo em direção à usabilidade. O sistema ficou bem mais amigável, bonito, etc. A nova versão, por outro lado, foi feita com um objetivo diferente. A idéia do Jaunty é diferente, seu objetivo é permitir que o usuário faça boot(tempo entre iniciar o computador e se logar no sistema operacional) rápido de sua máquina e possibilite uma integração com ambientes em núvem(versão para servidor).
Ainda não testei a versão para o servidor, mas essa versão para desktop está ótima! O compiz está mais rápido e estável, o novo sistema de arquivos ext4 vem disponível, OpenOffice3 por padrão, visual mais bonito, e um novo sistema de notificações super transado, no canto direito superior da tela. E mais, a promessa do Jaunty de conseguir um boot super rápido do sistema foi alcançada! O boot aqui no meu notebook está sendo feito em meros 25-27 segundos, o que é muito muito bom!
Cosmeticamente, o Jaunty não quebrou barreiras. A tela de login padrão foi mudada, o sistema de notificação foi melhorado, alguns novos temas foram adicionados, e é isso. Nada muito radical, mas quem veio do Intrepid vai sentir e gostar dessas mudanças!
No mais, o processo de instalação aqui foi bem tranquilo e estável. Sem surpresas. Um negócio complicado que eu achei foi passar todas as minhas partições em reiserFS para ext4. Rrsrsrs, esse "pequeno" fez com que meu tempo de instalação do Jaunty pulasse de 20minutos para 18 horas. Rrssr, emocionante.
dica: se você utiliza um sistema de arquivos diferente do ext4, sugiro que mude para o mesmo. Ele parece que veio para ficar! Com o fim da empresa do autor do ReiserFS, seu futuro me parece deveras sombrio, e sem o reiser4, o ext4 passa a não ter competidores à altura.
Quem não conhece o Ubuntu, ou quem usa uma versão anterior, sugiro muito atualizar para o Jaunty(desconsidere o conselho se você usa a versão LTS do Ubuntu por opção), o boot mais rápido, melhorias visuais e o suporte ao Ext4 por padrão fazem muito a diferença!
Quem não conhece o Ubuntu, ou quem usa uma versão anterior, sugiro muito atualizar para o Jaunty(desconsidere o conselho se você usa a versão LTS do Ubuntu por opção), o boot mais rápido, melhorias visuais e o suporte ao Ext4 por padrão fazem muito a diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário