Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Máquininha da Renner por um país melhor!


Quem já foi na Renner fazer compras? Comprar uma blusa legal, uma calça, etc? Lembra que na saída da loja tinha uma máquinha de controle de satisfação? Legal aquela máquininha, não é? Acredito que eles usem a máquininha para ter algum controle sobre o que pensam os clientes e melhorar a loja. Uma iniciativa louvável. Toda loja deveria ter uma, mas...Será que aquela máquininha poderia ser usada em mais alguma coisa?
Esses dias estava pensando: "e se os serviços do governo tivessem controle de satisfação do 'cliente'?" Já pensou, você vai no posto ou hospital se consultar e pode avaliar o serviço. Já pensou se essas máquininhas fossem usadas para controle de qualidade dos serviços? Tipo, se um posto recebe muita nota ruim, alguém vai lá averiguar. Bem útil não é mesmo?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Visitando Canoa Quebrada no Ceará

Opa! Oi negada! Hoje é postagem de utilidade pública! Mais especificamente, utilidade pública para mochileiro. Esses dias fui conhecer uma cidadezinha no interior do Ceará que é caprichada. Praia, barraca, comida, night e aquele clima para quem quer descansar. O nome dela é Canoa Quebrada.

Canoa Quebrada é uma cidadezinha a duas horas e meia (de carro) de Fortaleza (capital do Ceará). Conhecida como point para reggaeiros, ela também oferece divertimento para outros tipos de públicos como apreciadores de boa comida, praieiros, surfistas, amantes de esportes radicais, entre outros.


Particularmente, me enquadro na classe de apreciador de boa comida, rsrsrs, mas pude aproveitar outros detalhes locais. Chegando lá, nos hospedamos em um hotel muito legal, hotel Califórnia. Como era baixa estação, foi possível se hospedar por um preço ameno e ficamos em um excelente quarto com estante, varanda, chuveiro elétrico, ar condicionado e frigobar. A piscina também estava bem legal, entretanto, fiquei um pouco incomodado por não ter visto nenhum funcionário colocando cloro na mesma a noite. Prefiro pensar que alguém colocava enquanto eu não estava olhano. @.@

De qualquer forma, a cidade...A cidade é bastante interessante. Tem aquele ar de interior bem enraizado. Ela não é muito grande, mas é bem dividida. Tem uma parte onde os turistas se concentram e outra onde os "locais" moram. Falando em locais, a população é bem heterogênea. É fácil encontrar uma loira de olhos verdes cheia de dreads pulando pela cidade, além do nosso típico cearense e rastafari

Os grandes divertimentos para turista, na cidade, são a praia, a Broadway e os passeios de buggy. A praia é legal. Ruim é chegar lá. Você, no mínimo, desce uma ladeira de areia fervendo ou uma escadinha de cimento detonada ou pula e sai bolando duna abaixo. De qualquer forma, chegar na praia é complicado. É possível também chegar à praia pelas ruelas da cidade, mas nada muito espartano.


Na praia, você pode desfrutar de quitutes do mar bastante convidativos, mesmo que a preços um pouco salgados. Ruim mesmo é ficar sendo abordado pelos vendedores das barracas. Bastante chato. Mesmo recebendo alguns esgotos, a praia é bastante bonita, havendo opções de passeio de jangada e kitesurf, para os mais aventureiros. Um negócio interessante que se nota ao chegar na praia é que o mar está avançando muito depressa. Quem for para Canoa nos próximos anos pode não encontrar a praia lá. 


De qualquer maneira, vamos à Broadway. Broadway é o nome da rua principal lá para os comerciantes. Você encontra de quase tudo por ali. Comida, roupa, joias, bijuteria, etc. Tudo aberto, principalmente, à noite. Lá, tive a oportunidade de conhecer 3 locais: a cantina do maná, a pizzaria pizza nostra, e a sorveteria magali. Dessas, indico as duas primeiras. 

A cantina do maná é uma marmitaria com um PF sem igual. Lá, você você pode comer uma comida muito gostosa e baratinha. A grande vedete desta marmitaria, na minha opinião, é o suco de limão. Gostoso da "muléstia"! 

O pizza nostra é uma pizzaria das mais gostosas. Pizza com massa fina, bem recheada e barata! Foi minha grande surpresa comer lá uma pizza de parma de 10 reais e sair plenamente satisfeito. O ambiente é muito bonito, as paredes são todas desenhadas e o atendimento é bom. Vale d+ a visita!

Agora, a sorveteria da magali. O sorvete não é gostoso, a moça que serve não é lá muito higiênica (ela pega no palitinho que a gente usa para comer com as mãos e se certifica de dedilhar as duas pontas do palitinho antes de entregar para a gente) e é caro. Não aconselho para nada, alí. 

Ufa, no mais, tem o passeio de buggy, que custa 140 para dar uma volta pela praia, pelos arredores e pela cidade, tem um passeio de buggy de 20 reais para ver o por do sol. 

Conversando com um local lá ele falou que a cidade é muito tranquila, sem crime, mas notei o que parecia ser um acordo entre alguns locais e bugueiros. No passeio do por do sol, por exemplo, um dos locais (um rasta mal encarado) deu a entender que não ia roubar uma bolsa que tinha ficado no buggy por que a gente estava com o bugueiro. 

De qualquer forma, o passeio foi muito bom e indico para quem quiser conhecer o Ceará.