Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Migrando para o Django-1.2.1

Finalmente uma nova postagem sobre django! Estava precisando, não é mesmo? Bem, esses dias estive migrando uma aplicação do django-1.1 para o novíssimo, brilhante e cheiroso django-1.2.x, que saiu a poucos dias.

Para quem não sabe, o django é um framework de desenvolvimento web escrito em python muito popular atualmente. Em sua nova versão, com suporte a múltiplos bancos de dados e outros mimos, ele trás uma série de melhorias de segurança e arquitetura que tornam a atualização para a nova versão bastante atrativa.

As mudanças da versão 1.1 para 1.2 não tiveram um impacto muito grande no processo de desenvolvimento, mas, mesmo assim, a migração pode ser um tanto problemática caso seu projeto tenha muitas modificações suas. Aqui vão algumas dicas para quem pensa em migrar:

1. Admin já tem o jquery;
Nessa versão do django, o admin já importa o jquery por padrão (p/ changelist, add e edit), por isso, você pode utilizá-lo sem precisar importar o mesmo na classe Media do seu ModelAdmin. Para utilizar o jquery do django, você pode criar um alias assim:
var $ = django.jQuery; // alias para o jquery do django
ou assim:
(function($) {
// aqui vai seu código
})(django.jQuery);
Simples, não? O código acima é necessário pois o django.admin procura ser compatível com outras bibliotecas javascript que você pode estar utilizando como o mootools.

2. Atualize a configuração do seu banco.
Na nova versão, o tão pedido e necessário suporte a mais de um banco de dados está, finalmente, funcionando. Isso significa que você não está mais limitado a apenas uma base de dados. Por conta disso, a configuração do banco de dados no settings.py mudou. Agora, no lugar de definir apenas um banco, você deve definir um dicionário de bancos, onde o banco chamado default será o banco principal. No settings, sua configuração do banco deve ficar, mais ou menos assim:
DATABASES = { # dicionário de bancos reconhecidos
'default': {
'NAME': 'nome_do_banco',
# agora o nome da biblioteca de acesso é por extenso
'ENGINE'
: 'django.db.backends.postgresql_psycopg2',
'USER': 'seu_usuario',
'PASSWORD': 'senha'
},# definindo um segundo banco
'users': {
'NAME': 'user_data',
'ENGINE': 'django.db.backends.mysql',
'USER': 'mysql_user',
'PASSWORD': 'priv4te'
}
}
3. Atualize o admin_media
Essa dica é bem básica, mas vale lembrar. Ao atualizar para o django-1.2.x lembre-se de atualizar o caminho para os arquivos estáticos do django.admin. Se você não fizer isso, algumas coisas podem(vão!) quebrar.

4. Certifique-se de que nenhum app quebrou
Alguns aplicativos muito úteis disponíveis na internet simplesmente quebram com o django-1.2.x. Por isso, tenha certeza (testes!) de que nenhum aplicativo quebrou após a atualização.

5. Defina rotas!
Se você estiver utilizando mais de um banco de dados, certifique-se de que você definiu rotas para eles. Rotas, no django, são uma forma fácil de especificar em qual banco está cada modelo. Neste link você encontra informações de como escrever suas rotas.

6. Atualize seu TEMPLATE_CONTEXT_PROCESSORS
Na nova versão do django, os context_processors padrão mudaram. O django.core.context_processors.auth agora está em  django.contrib.auth.context_processors.auth e um novo context processor (django.contrib.messages.context_processors.messages) foi adicionado. Caso você tenha modificado o TEMPLATE_CONTEXT_PROCESSORS padrão do settings, certifique-se que os context processors acima estão definidos corretamente. Veja um exemplo:
("django.contrib.auth.context_processors.auth",
"django.core.context_processors.debug",
"django.core.context_processors.i18n",
"django.core.context_processors.media",
"django.contrib.messages.context_processors.messages")
Fim ^^. Existem outros problemas que podem ocorrer, como com quem utiliza o aplicativo crsf, por exemplo, mas essa parte aí já é com vocês. Mas estão avisados ; ). Abraço!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alice em 2.5D!!


O Tim Burton até que tentou, mas o Alice no País das Maravilhas entrará para o hall de filmes fracos de diretors magníficos! 

Mesmo ambientado em um mundo mágico, cheio de efeitos especiais e com reviravoltas mirabolantes, alice não consegue cativar o telespectador com a magia do enredo nem com o carisma dos seus personagens. Com uma Alice insossa e sem expressão, fica a cargo dos personagens secundários (na história, e não no filme) cuidar de todo o relacionamento com o público. 

O caríssimo Johnny Depp, mais conhecidos de sucessos como Edward Mãos de Tesoura, Piratas do Caribe e outras obras peculiarmente caprichadas, faz o que pode, entretanto, mesmo ele tem suas limitações diante de seu personagem,  o chapeleiro maluco que é, muitas vezes, desconstruido durante a trama. 

Quanto às animações e efeitos especiais, nada se pode falar. São um deleite para os olhos, tanto em fluidez quanto na composição artística e carisma. Esse é um ponto delicado no filme. A maior parte do carisma e apego desenvolvido no filme, que parece correr a mil para re-contar a história de Alice, é criado a partir desses pequenos coadjuvantes digitais. É difícil não se animar com a ratinha guerreira, simpatizar com os gêmeos "gorduchos" ou não gostar do ícone pop dos contos de fadas, o gato de Alice. 

Vejam, o filme não é de todo ruim, o problema é que ele não é de todo bom. Quem vai assistir um filme de Tim Burton, espera muito; neste filme, esse muito não chegou nem perto de bom. É impossível assistir Alice, de Tim Burton, sem fazer analogias quase que de um para um com filmes meia boca como A feiticeira, o leão e o armário. O final, a cereja do bolo, é outro ingrediente que amarga na boca. Forçado a extremos e quebrando toda a continuidade da coisa, parece uma lição de moral de livrinho infantil feito nas coxas.

Tirando a análise, temos o 2.5D. rsrsrs tudo bem que o filme foi bem feito e usufrui bem dos recursos 3D, mas eu não enxergo direito com aqueles óculos! Os efeitos 3D não sei como deveriam e eu não consigo ver as legendas, enxergo tudo que é branco borrado. As legendas, então! vejo só o borrão.

Não sei se desisto dos filmes 3D, mas dos filmes 3D com legenda, eu com certeza, desisti ontem. Agora, resta-me rezar por boas dublagens no futuro. 

No mais, é isso. Abração a todos!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Como comprar seu Wii!

Quem gosta de jogo, não pode ficar sem "aquela" novidade por muito tempo. Por aquela, no meu caso, eu me refiro ao console da Nintendo, o Wii. Pensava em comprar um PS3, pois o PS2 me deu e ainda me dá muitas alegrias, entretanto, como soube que a Sony vai lançar um PS3 brazuca no meio do ano, resolvi deixar essa minha vontade para depois.

De qualquer forma, lá fui eu catar um preço adequado para o Wii. Como sempre, minha primeira busca foi no MercadoLivre, que costuma ter bons preços para diversos produtos. Depois de uma rápida busca, consegui vários candidatos, entre eles, um bem interessante que já mandava o Wii todo configurado e o "Dvd Player" já instalado. Olhei em lojas tradicionais também, como o Submarino e LivrariaSaraiva, ambos com preços interessantes. O problema dessas duas lojas é que elas apenas vendiam o Wii limpo e seco. Eu, no caso, queria no mínimo um controle extra.

Nisso tudo, acabei fazendo minha compra pelo ML. Normalmente eu não faço isso. Video game sempre compro em loja conhecida e depois "bulo" nele como quiser. E, além do mais, o Wii do ML tinha os tais "brindes", neh? 

Pois bem, hoje o Wii chegou. Com ele, minha chateação. Não vou revelar com quem comprei ainda, mas eles não enviaram o carregador+pilhas recarregáveis, como combinado, e ainda removeram o jogo original Wii Sports que vem com o vídeo game. Bastante chato, isso. No mais, veio mais ou menos o que eu esperava. 

Não foi uma chateação monstra nem mandaram uma pedra pelos correios, tudo bem, admito, entretanto, sinto que fiz uma má compra. Se tivesse comprado em uma loja tradicional, onde eu provavelmente nem o frete teria pago e ainda teria recebido desconto, estaria neste momento com o Wii Sports em mãos e teria pago 200 reais a menos, no mínimo. O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que, quem estiver pensando em comprar um Wii nesses dias, não se iluda com histórias da caroxinha e promessas de mil acessórios que aparecem no ML. Pegue um cupom de desconto legal, vão em uma loja que vocês conhecem e gostam, e compre o seu video game lá. Mesmo que não tenha acessórios x, y e z, você ainda sai no lucro, pois vai poder garantir a procedência de cada pecinha comprada para o seu console. 

No meu caso, estou aqui pensando em como eu vou receber o carregador e onde foi parar meu Wii Sports. No mais é isso. Video game é de vendedor CONHECIDO ou em loja. Nada de se aventurar, galera. De verdade. Abraço a todos!

ps: softwares diferentes e chips diferentes podem ser instalados fácilmente em um Wii virgem também.

domingo, 2 de maio de 2010

UCI no Iguatemi Fortaleza é Ficha Suja!

Quem não gosta de ir para um cinema? Se reunir com os amigos, levar a namorada, assistir aquele filme num telão munido de pipoca, tudo junto! É muito bom! Mesmo com os filmes alternativos, mesmo com os "downloads" espalhados por aí, o cinema ainda atrai muita gente, porque a "mágica" do cinema não está na tela, mas no que ela faz pelas pessoas, pelo evento que é ir ao cinema. 

Quem vai para o cinema, espera uma fila rápida, espera que a "lanchonete" do cinema tenha boas opções, espera que a sala de cinema tenha aquele tchan de qualidade. Som surround, imagem fenomenal, poltronas limpas e confortáveis, aquele conforto! Mas é claro, isso só funciona na cabeça da gente, alguns cinemas não te dão isso, o UCI do Iguatemi Fortaleza então...

Hoje, em minha inocência, fui com minha querida namorada ao assistir IronMan2, não esperava um filmão, mas esperava um bom filme, lógico. Ao fim da sessão, realmente tinha sido um bom filme, mas acabei recebendo mais do que queria. 

Deixem-me explicar: ao chegar para comprar o ingresso, tive minha primeira surpresa com a fila do cinema, enorme e lenta. Mais de 30 minutos para comprar um (dois, na verdade) ingresso. Não sei em que mundo o pessoal da UCI vive, mas no meu, 30min~1hr para comprar um ingresso é um tempo inadimissível. Mas vejam, sou paciente. Entendo que nem todo mundo faz uma boa administração. Eu relevo, assim como lo fiz. 

Mas, como toda noite "pé na jaca", as coisas estavam só começando. Logo ao sair da fila, fui, óbviamente, comprar marshmellows, produto indispensável em minha dieta. Nada como saborear esses quitutes fofos, açucarados e noscivos a saúde enquanto vejo um bom filme. O consumo de marshmellow depende de duas coisas, a grana para pagar pelo marshmellow, que é caro, e o danado do doce estar SECO. Isso mesmo, marshmellow molhado, que gruda no recipiente onde está não é um bom marshmellow para consumo. Agora, adivinhem como estavam os marshmellows lá da lanchonete? ADIVINHEM!!! frustracao++; na hora!

Diante disso, respirei fundo, imaginei um campo florido com um playstation 4 rodando GodOfWar5 em um telão LED de 80 polegadas e minha revolta foi baixando. Preciso nem dizer que, para me chatear ainda mais, minha namorada tentou comprar um refrigerante pequeno e não tinha; só médio. 

Tudo bem, tudo bem, podia ser pior, como acabei descobrindo...ao entrar no cinema, tive a sorte de sentar em uma posição privilegiada, bem no centro da sala de cinema. Logo começara as propagandas com filmes velhos (notável pela quantidade de manchas prestas na imagem). Quando o filme começou foi que o real problema deu as caras. Além do surround da sala estar uma porcaria, o som estava altíssimo! Isso mesmo, o som do filme estava muito, mas MUITO alto. Chegava a doer o ouvido a cada coisa que caia no chão, no filme. Nas cenas de batalha então, insuportável. Sinceramente, acredito que eles colocaram o som bem alto para camuflar a falta de qualidade do surround, mas o que conseguiram foi me dar (e na minha namorada) uma baita dor de ouvido. Fico pensando se o pessoal da UCI não tem nenhum controle de qualidade. Aquilo foi uma falta de respeito, e olha que não foi a primeira vez que acontece dessas.

Quem costuma assistir filme no Iguatemi aqui de Fortaleza? Já tentaram ir na última sessão alguma vez? Nas últimas sessões, parece que o ar-condicionado é desligado. Fica muito quente. Todo mundo nota. Sem falar quando o filme é rodado sem som ou de cabeça para baixo. Essa do filme de cabeça para baixo já aconteceu comigo, quando assistia Piratas do Caribe. Foi bastante desgostoso, principalmente porque toda a sala berrava para que o responsável pela projeção tomasse uma atitude. Berrava em vão devo dizer. Foram quase 10 minutos de filme de cabeça para baixo. 

Eu fico aqui pensando: por que dia*os eu vou pagar mais caro para sofrer esse tipo de abuso no cinema? Lembro denovo, PAGAR MAIS CARO PARA SOFRER ABUSO! Tem horas que eu fico pensando como que certas empresas conseguem se manter no mercado desse jeito. Respeito pelo consumidor conta, sabiam? Conta muito. Nem um canhoto de satisfação eles tem lá. 

Espero que esse meu relato sirva para alguém. Existem outras opções, menos lotadas, mais baratas e MELHORES em Fortaleza para se assistir um bom filme. Espero que o preconceito não cegue  e os permita pesquisar e experimentar outros cantos. Ninguém precisa passar por esse tipo de irritação para assistir um filme. Fica a dica. Abraço!

ps: Ao final de IronMan2 tentei falar com o gerente e ele estava fechando o caixa, ou seja, não pôde me atender.