Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2007

Programador + Framework Css = Pessoa feliz!

Seguinte, durante minha cadeira de Computadores e Sociedade(deus sabe se eu passo nisso ~__~) o professor pediu a seus valorosos alunos que escrevessem um artigo sobre um tema que tivesse relação com a sociedade. Algo "for the kids, ya know" (rsrsrs, quero ver que entende essa) . De qualquer forma, eu tentei com um colega, fazer um trabalho sobre a incidência de LER(Lesão por Esforço Repetitivo) nos profissionais da computação e informática. Tendo em vista que alguns dos meus colegas de faculdade são agraciados com essa p**ra. De qualquer forma, eu fiz um site com um questionário onde um usuário poderia se cadastrar, informando a empresa dele, e responder ao questionário. Nada muito chique, mas deu um trabalhão.

De qualquer forma, apenas consegui uma empresa que colaborasse, a de um amigo meu, e, mesmo assim, não consegui que todos os cadastrados respondessem ao questionário por completo. A experiência foi um fracasso para o artigo, entretanto, muito instrutiva. Aprendi que questionários online devem ser curtos, objetivos, e se a resposta for discursiva, a pergunta deve ser única. Sim, e o que isso tem a ver com frameworks Web? Muita coisa!

Lá estava eu, desolado, precisando entregar o artigo no outro dia e sem conteúdo para colocar no artigo. Nisso, vou afogar minhas mágoas em um de meus sites preferidos de notícias, o Digg , quando me deparo com uma nóticia sobre frameworks css. Eu fiquei meio desnorteado com aquilo. A primeira coisa que pensei foi : "que idéia boa! Eu sempre tenho problemas para fazer a estrutura dos meus sites. E elas não costumam ficar nem bonitas!" . Pois é, nessa hora, comprei a idéia. Juntei a fome com a vontade de comer e parti para o artigo.

Nessa minha empreitada, encontrei 2 frameworks que valem a pena mencionar, o primeiro foi o YAML , um framework pago mas que pode ser utilizado em sites sem fins lucrativos, e o BluePrintcss , que é gratuito para qualquer "budega" que a vossa pessoa pense em fazer. Ambos com documentação boa, entretanto, o BluePrint me pareceu bem mais fácil de utilizar a começo, e, como meu artigo era para o outro dia, era ou ele, ou ele mesmo.

Tudo bem, fui lá no site, baixei o bixin, descobri que a documentação dele está, basicamente, no próprio código do mesmo, e fui a luta. Durante essa minha empreitada, notei a facilidade que foi, para minha pessoa, um programador desprovido de qualidades webdesignísticas criar o layout que eu queria, do jeito que eu queria. Gostei muito do fato dele ser orientado a grids,
e do fato de ele ter funcionado da mesma forma, tanto no firefox2, quanto no Internet Explorer6. Dentre outras qualidades, teve também o fato dos "visuais" pré-feitos para botões, links e caixas de texto. Tudo muito limpo e padronizado.

Particularmente, para pessoas minimalistas como eu, a utilização de frameworks é uma grande ajuda, pois me permitiu fazer o meu artigo e o meu site modelo sem grande esforço, e ficou bonito. Bonito mesmo. O framework me disponibilizou todas as funcionalidades que eu esperava dele, para o meu projetinho, e, acredito que, com algumas melhorias, ou mesmo com uma bulida do usuário, ele pode muito bem ser utilizado em qualquer projeto. Acredito que essa onda de frameworks css tem tudo para pegar, e espero que mais pessoas possam desfrutar desse trabalho tão legal feito com o BluePrintCSS.

Outras vantagens estão no fato de você ter controle sobre o código do seu (x)html; muita WebAberração deixa de acontecer quando se faz o site na unha. De qualquer forma, a mensagem foi passada. Espero que desperte a curiosidade de alguém. Senão, paciência, rsrsrs. Eu gostei! Subscrevo-me.